A Revolução Russa há 103 anos

07/11/2020

Por
Editores

Em 7 de novembro de 1917, o primeiro Estado operário nasceu de um explosivo levante popular. Reunimos aqui as melhores análises sobre a Revolução de Outubro e oferecemos desconto em nossa revista impressa para comemorar a ocasião.

Lenin discursando no Congresso dos Soviéticos em novembro de 1917. Wikimedia Commons

Em 7 de novembro de 1917, o primeiro estado operário nasceu de um levante popular.

Através do longo século XX, os socialistas olharam para para a Revolução de Outubro com óculos cor de rosa ou com uma lente contrafactual simplista. Mas sempre há uma boa lição para analisar aquele acontecimento. Afinal, a exploração e a desigualdade ainda estão vivas e em meio à abundância. Mesmo sabendo como terminou sua história, podemos aprender com quem ousou lutar por algo melhor.

Publicamos abaixo nossa série de textos sobre a Revolução Russa, que inclui China Miéville, Alexander Rabinowitch e outros. Até agora, esses textos foram traduzidas para chinês, holandês, farsi, francês, alemão, grego, italiano, coreano, curdo, português, espanhol e, claro, russo.

Também estamos oferecemos assinaturas de nossa revista impressa com 30% até amanhã (08/11) para comemorar a ocasião. Se você já é assinante, peça um para um amigo. (Como esse preço está abaixo dos custos para nós, ele se aplica apenas a novos assinantes.)

A série

A História da Revolução de Fevereiro
As trabalhadoras russas entraram em greve no Dia Internacional da Mulher em 1917, e acabaram derrubando o regime tsarista.
Por Kevin Murphy

Partindo da Estação Finlândia
Cento e dois anos atrás, Lenin desembarcava na Estação Finlândia, marcando uma transformação na estratégia bolchevique e nos rumos da Revolução Russa.
Por Yurii Colombo

Gramsci e a Revolução Russa
Há 102 anos ocorria a Revolução Russa. O que o jovem Antonio Gramsci achou dela enquanto trabalhava como jornalista?
Por Alvaro Bianchi e Daniela Mussi

De Fevereiro a Outubro
Segundo a narrativa hegemônica, a Revolução de Fevereiro foi a “boa” e a de Outubro foi a extremista. Mas os acontecimentos na Rússia foram muito mais complexos que isso.
Por Lars T. Lih

O dia que abalou o mundo
A história de 7 de novembro de 1917 – o dia em que os bolcheviques mudaram a história mundial e instauraram o primeiro Estado operário a partir de um levante popular.
Por China Miéville

A Revolução na Finlândia
A esquecida Revolução Finlandesa talvez tenha mais lições para nós, da periferia do sistema e com uma esquerda majoritariamente social-democrata, que os eventos em 1917 na Rússia.
Por Eric Blanc

Os bolcheviques e o antissemitismo
O antissemitismo atravessava as divisões políticas da Rússia no ano da Revolução há 103 anos.
Por Brendan McGeever

As mulheres de 1917
As feministas não foram apenas a “centelha” da Revolução Russa, mas a força motriz que a impulsionou.
Por Megan Trudell

Como os Bolcheviques venceram
Revisitamos como os bolcheviques ascenderam ao poder há 103 anos.
Por Alexander Rabinowitch

Violência e revolução em 1917
É muito simplista afirmar que “violência gera violência”. Faremos melhor se analisarmos alguns dos mitos sobre a Revolução Russa. A violência revolucionária de 1917 não foi nada em comparação com o que se dava no front da Primeira Guerra Mundial.
Por Mike Haynes

Os bolcheviques e o antissemitismo
O antissemitismo atravessava as divisões políticas da Rússia no ano da Revolução há 103 anos.
Por Brendan McGeever

Sobre os autores

Sobre o autor

Editores

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux