UMA ENTREVISTA DE
Ed Rampell“As ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes”. Os teóricos têm aplicado conceitos de Marx e Engels às análises de literatura, teatro, cinema, academia, erudição e muito mais. Mas quem teria pensado que a mesma estrutura também poderia ser aplicada no jogo de tabuleiro mais popular da história?
Em Ruthless: A História Secreta do Banco Imobiliário, o escritor/diretor Stephen Ives não só explora o que o jogo nos diz sobre nosso sistema econômico, mas nos leva aos bastidores para revelar suas origens surpreendentes como uma peça de agitação política, relatando as suas origens, que desafiou e expôs a gigante classe corporativa dos Estados Unidos em uma luta de proporções épicas no tribunal de David contra Golias.
Outros documentários de Ives para a PBS incluem Seabiscuit de 2003 e Roads to Memphis de 2019, sobre a vida sombria de James Earl Ray e sua colisão fatídica com Martin Luther King. No final dos anos 90, Ives também fez a gigantesca série The West, que foi produzida por Ken Burns, com quem Ives compartilhou um Emmy para a década de 90, The Civil War.
A Jacobin jogou os dados e teve a sorte de monopolizar o tempo de Stephen Ives para uma entrevista sobre o documentário Ruthless. Lembre-se que no inglês, o Banco Imobiliário chama-se Monopoly.
ER
Então, por que fazer um documentário sobre um jogo de tabuleiro?
SI
O primeiro jogo de tabuleiro publicado nos Estados Unidos foi The Mansion of Happiness — traduzido livremente para Mansão da Felicidade —, em 1843. Foi publicado por William e S. B. Ives Company [W. & S. B. Ives], meu trisavô e seu irmão. Eles acabaram por vendê-la aos irmãos Parker. A Mansão da Felicidade era o clássico jogo de tabuleiro do século XIX, que era incrivelmente chato: tudo o que se tratava era de inculcar lições de moral às crianças que o jogavam.
ER
O mesmo pode ser dito sobre o Banco Imobiliário?
SI
Onde mais nos curvamos e adoramos no altar do capitalismo desenfreado, do jeito que fazemos com o Banco Imobiliário? É um rito de passagem que fazemos, geração após geração. É o modo como introduzimos nossos filhos ao dinheiro, à propriedade e aos bens imobiliários. Em alguns níveis, é esta celebração profundamente americana de nosso sistema profundamente capitalista. O jogo foi agora personalizado pelos jogadores.
Havia sempre um balde de dinheiro no meio e se você pousasse em “Estacionamento gratuito”, você recebia todo aquele dinheiro, porque sempre que as pessoas tinham que pagar impostos e taxas altas, você o colocava no centro do tabuleiro. Isso, na verdade, não está nas regras e bombeia mais liquidez de volta ao sistema – é uma das razões pelas quais o jogo continua para sempre. Se você jogá-lo pelas regras, é um jogo que normalmente termina em duas horas.
“Onde mais nos curvamos e adoramos no altar do capitalismo desenfreado, do jeito que fazemos com o Banco Imobiliário?”
Como um jogo, é uma ideia mítica sobre a vida e a cultura americana. Todos começam com a mesma quantia de dinheiro e têm acesso ao banco, não importa quem você seja. O vencedor é sempre o mais inteligente na mesa. E a sorte só desempenha um papel para fazer de um jogador o vencedor, porque eles sabem como jogar o jogo da maneira correta.
Essa é uma narrativa muito autodidata sobre o que é o capitalismo americano. O que é meio irônico é que o jogo também foi baseado em um mito.
ER
Qual a história da Parker Brothers, criadora do Banco Imobiliário, para o jogo?
SI
Basicamente, Charles Darrow roubou o jogo em 1935. Sua história, sua invenção “trapos à riqueza” que o tornou milionário, foi uma narrativa tão poderosa para as pessoas durante a época da Grande Depressão; eles queriam ouvir histórias como essa.
Os irmãos Parker [que lançaram o jogo ao mercado] descobriram que era uma mentira, mas ficaram com ela, porque era uma narrativa tão grande e uma maneira de contar uma história feliz. Os americanos queriam ouvi-la — e de certa forma ainda a ouvem.
ER
Quem foi Elizabeth Magie e o que foi o Jogo do Proprietário?
SI
Ela foi uma das mulheres mais interessantes que encontrei em meus trinta anos de olhar para a história americana. Ela era filha de uma editora de jornais de sucesso que era amiga do jovem Abraham Lincoln. Ela foi exposta a muitas ideias intrigantes ao crescer. Ela era uma artista performática, uma inventora e uma feminista. Ela estava realmente forçando limites em sua época. Eu realmente a admiro; ela estava muito à frente de seu tempo.
Ela era discípula deste intelectual Henry George, um famoso escritor e conferencista que acreditava que a desigualdade na vida americana vinha do fato de não tributarmos a terra adequadamente. A terra era comunal, e se os proprietários estavam sentados na terra, eles estavam recebendo renda que não tinham realmente ganho, e o segredo para criar um campo mais nivelado na vida americana era tributar a terra. Ele a chamou de “a teoria do imposto único”.
Lizzie tornou-se um grande fã dessa ideia e esperava promover as ideias de Henry George, e decidiu fazê-lo através da mecânica e das regras de um jogo de tabuleiro, o que ninguém havia tentado antes. Depois de muitos anos mexendo com a ideia, ela saiu com The Landlord’s Game em 1904.
É um tabuleiro quadrado, com quatro trens, cartões “Chance”, uma cadeia na esquina e estacionamento gratuito — eles não o chamam de “Vá”, mas você recebe dinheiro toda vez que contorna o tabuleiro e atravessa uma praça chamada “Mãe Terra”. É tudo o que há de mais fundamental no Monopólio, bem ali. E ela apenas pensou e trabalhou para isso.
Infelizmente para Lizzie, o objetivo dela era que fosse uma crítica ao capitalismo. Mas acabou sendo uma celebração do capitalismo.
ER
Ela era uma socialista?
SI
Acho que ela não se chamava assim, mas certamente tinha inclinações socialistas. Ela era muito esquerdista. Ela acreditava que a Era Dourada criava enormes quantidades de desigualdade nos Estados Unidos — o que, obviamente, acontecia. E ela sentia que havia uma maneira de dar ao trabalhador e à mulher um abalo mais justo, e achava que as teorias de Henry George eram a maneira de conseguir isso.
ER
Ela era feminista?
SI
Claro! A certa altura, ela fez um anúncio onde se anunciava como “uma jovem mulher americana escrava” para a maior oferta. Para sua consternação, as pessoas começaram a enviar ofertas. O jornal pulitzer, o World, começou a fazer estas grandes peças sobre ela. Ela estava basicamente tentando apontar que as trabalhadoras dos Estados Unidos eram cativas de seus maridos e uma sociedade que não lhes dava liberdade. Como uma proeza, era uma obra de gênio.
ER
Que papel os Quakers desempenharam na história do Banco Imobiliário?
SI
Uma das coisas legais sobre o jogo é que ele é um exemplo muito precoce de um fenômeno viral. Ele decola de formas muito pequenas e começa a se espalhar nos campi universitários. Acho que Lizzie Magie não estava ciente disso. Todos começaram a personalizar o jogo e a colocar suas próprias ruas e vizinhança em seus tabuleiros, que eles fizeram à mão.
“A Lizzie Magie era muito esquerdista. Ela acreditava que a Era Dourada criava enormes quantidades de desigualdade nos Estados Unidos — o que, obviamente, acontecia.”
Ela acabou desembarcando com um grupo de Quakers na Filadélfia, e eles a levaram para seus locais de férias em Atlantic City e começaram a acrescentar os nomes das propriedades que se tornaram icônicas: “Boardwalk”, “Baltic”, “Mediterranean” e “Oriental”; “Kentucky Avenue” era o bairro negro da vida noturna em Atlantic City. Há todo um quadro do parque de diversões favorito dos Estados Unidos dos anos 1920 refletido nas ruas que os Quakers escolheram colocar em seu tabuleiro.
Sem querer, os Quakers estavam refletindo a linha vermelha e a segregação simultaneamente. Eles estavam colocando “Báltico” e “Mediterrâneo” como os preços mais baixos no tabuleiro — esses eram principalmente os bairros negros na cidade de Atlantic City.
As propriedades verdes eram mais propriedades judaicas de classe média. O “Boardwalk” e o “Park Place” eram obviamente onde as pessoas mais ricas se encontravam. É um retrato de classe e raça. Se você olhar embaixo do próprio tabuleiro, embaixo daquele desenho icônico, você encontra algo um pouco mais complicado.
ER
Conte-nos sobre Ralph Anspach.
SI
Conheci o Ralph em 2005. Foi quando filmei a entrevista com ele que está no filme. Encontrei seu livro autopublicado chamado The Great Billion Dollar Monopoly Swindle e pensei, isso é interessante. Eu o procurei. O filme não deu certo na época, mas dezoito anos depois a Experiência Americana disse: “Adoramos esta ideia! Faremos isso”.
Ralph era quase o clichê do acadêmico ruminante. Ele tinha o blazer de bombazina e os cabelos por todo o lado. Mas ele era um cara muito afiado, um emigrante judeu da Alemanha que fugiu dos nazistas com sua família. Eles receberam ajuda quando chegaram à América pelos Quakers. Ele ficou furioso com os monopólios nos anos 70, com o aumento dos preços da gasolina, pela OPEP. E ele surgiu com este jogo Anti-Monopoly — em tradução livre, seria Anti-Banco Imobiliário.
Essa foi sua ideia de uma maneira melhor de organizar a sociedade. Ele também estava fazendo involuntariamente o mesmo que Lizzie Magie havia tentado fazer: usar um jogo de tabuleiro para comunicar uma forte mensagem social.
Ele foi processado pela General Mills, o conglomerado de cereais que havia engolido a Parker Brothers. Se isso acontecesse com você ou comigo, e você recebesse uma carta assustadora de cessar e desistir de uma corporação multinacional, você provavelmente diria: “Sinto muito! Desculpe!” e iria embora. Mas Ralph disse: “Nem pensar”.
Ele os processou primeiro para conseguir jurisdição na Califórnia e embarcou numa cruzada legal de dez anos para provar que seu jogo era completamente separado do jogo deles, e que não havia como confundir suas marcas registradas: Uma é Monopoly; a outra é exatamente o oposto, Anti-Monopoly.
No final, seu caso acabou indo até a Suprema Corte dos Estados Unidos. Foi uma longa luta para Ralph. O Tribunal de Apelação da Nona Circunscrição em São Francisco decidiu a seu favor. A maior parte dos blue-chip America arquivou amicus briefs em apoio à General Mills, e eles o levaram para a Suprema Corte. E a Suprema Corte negou-se a ouvir o caso. A decisão da Nona Circunscrição foi tomada.
ER
É uma coisa boa para Anspach que ele não compareceu perante a Suprema Corte atual.
SI
Você está me dizendo! Antes de finalmente prevalecer, Ralph perdeu duas vezes, e a grande ironia disto é que ele tirou três hipotecas de sua casa para tentar pagar a ação judicial. Ele hipotecou sua propriedade para combater o monopólio!
A outra incrível ironia disto é que assim que os irmãos Parker perceberam que Charles Darrow estava mentindo e era uma fraude e não inventou o jogo, eles tiveram um enorme problema em suas mãos, porque seu herói mais vendido e seu jogo eram fraudulentos.
Então, eles saíram e tentaram comprar todos os outros jogos populares e outros jogos que têm sido publicados com o Monopólio como inspiração. Então, eles estavam tentando monopolizar o jogo do Monopólio! Quer dizer, não se pode inventar isso!
“Os irmãos Parker tentavam monopolizar um jogo sobre monopólios!”
Toda a história secreta que havia sido escondida desde que Lizzie Magie inventou o jogo em 1904 e Darrow alegou inventá-lo em 1935 foi finalmente desenterrada e tornada pública pela primeira vez. Foi a pesquisa e os esforços de Ralph para chegar ao fundo da história que desenterraram a história secreta do Monopólio. Ele até encontrou a patente de Magie de 1904 no Escritório de Patentes.
Deve ter sido esta incrível epifania para ele, porque de repente ele estava olhando para o plano absoluto do jogo de tabuleiro Monopólio, de mais de trinta anos antes de Darrow afirmar tê-la inventado.
ER
Há outros jogos de tabuleiro de esquerda. Na capa do jogo Class Struggle está uma foto do braço de ferro de Nelson Rockefeller Karl Marx.
SI
O que eu aprendi nesta história é que os jogos de tabuleiro são realmente um lugar único e poderoso. Quando você entra em um jogo – algumas das pessoas do filme falam sobre isso, especialmente [designer de jogos] Eric Zimmerman – você está desempenhando um papel de uma forma que não desempenha em nenhum outro aspecto da vida.
Há uma maneira na qual hábitos ou ações, ou maneiras de você existir num espaço de jogo têm uma maneira muito poderosa de ensinar as coisas. Essa é uma das coisas interessantes do Monopólio: é inculcar em crianças e jovens adultos, este sistema, este sistema de crenças, esta ideia totêmica de que esta é a maneira que o sistema econômico deve funcionar.
É uma visão de mundo desenfreada, vencedora, implacável, esmagadora de todos os componentes. É por isso que o Monopólio é uma lente fascinante através da qual se pode olhar para a cultura e a vida americana. É também, em última análise, uma história de cautela, porque todas as coisas que você gostaria de escovar estão embutidas nesta história: ganância, maquinações corporativas e a ideia de que alguém como Lizzie Magie é o tipo de pessoa que muitas vezes é posta de lado em um sistema econômico como o nosso.
O que é tão fascinante para mim sobre Ralph e sua luta heróica, Lizzie e seu idealismo incrivelmente apaixonado, e a dominação corporativa da Parker Brothers e da General Mills é que ela realmente revela uma visão muito clara de como o mundo real funciona e como o capitalismo americano funciona. Apenas acho que é sempre importante para nós manter isso em primeiro plano quando pensamos em tudo de bom e desafiador sobre o que os Estados Unidos representam.