Filosofando em uma entrevista de 2019, o CEO da Apple, Tim Cook, levantou a questão de qual será, no final das contas, “a maior contribuição da Apple para a humanidade”. Ele respondeu inequivocamente que essa contribuição “será em relação à saúde”.
A promessa de Cook se manifestou desde então em vários produtos inovadores da Apple que pretendem “democratizar” os cuidados de saúde e capacitar indivíduos “a administrar sua saúde”. Os últimos anos também viram uma série de outras tentativas de perturbar o mercado de cuidados de saúde por gigantes das Big Techs, Amazon, Meta e Alphabet. Mais recentemente, foi até anunciado que a notória empresa de vigilância Palantir ganhou um contrato de £ 330 milhões para criar uma nova plataforma de dados para o Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS).
A COVID-19 acelerou essa tendência, pois a pandemia deixou em seu rastro várias subsidiárias, redes de pesquisa, serviços de saúde online, clínicas e outros empreendimentos visando “redesenhar o futuro da saúde” (nas palavras da subsidiária da Alphabet, Verily) com smartwatches e outras ferramentas digitais. No entanto, as incursões das maiores empresas de tecnologia do hemisfério ocidental na assistência médica não estão mais centradas apenas no corpo. Não contentes em mapear pulmões e membros, seu mais novo alvo é a mente.
O momento da última guinada das Big Techs em direção ao bem-estar mental como parte de seu projeto para “mapear a saúde humana” dificilmente é por acaso. Manchetes sobre uma “crise de saúde mental” nacional dominaram recentemente as notícias: as taxas de suicídio estão atualmente em alta nos Estados Unidos e, como Bernie Sanders destacou, quase um em cada três adolescentes dos EUA relatou em uma pesquisa recente do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) que sofria de problemas de saúde mental.
Os conglomerados de tecnologia estão muito felizes em construir campanhas de relações públicas em torno desses fatos alarmantes, falando sobre seus esforços para combater essas tendências ou mesmo “resolver a crise de saúde mental” completamente. Dessa forma, as Big Techs parecem seguir uma máxima testada e comprovada: nunca deixe uma boa crise ser desperdiçada.
Apple: Determinando seu nível de depressão
Os esforços iniciais da Apple para entrar no mercado de saúde ganharam força depois que a empresa refinou seu dispositivo vestível exclusivo por volta de 2019, transformando-o de um acessório para self-trackers geeks e excêntricos em um símbolo chique de bem-estar. Desde então, a Apple tem colaborado com várias instituições de pesquisa e lançou uma ampla gama de estudos de saúde dedicados a mostrar que seu smartwatch não é apenas um dispositivo fitness vestível, mas um “salva-vidas” capaz de detectar fibrilação atrial ou até mesmo sintomas de COVID-19.
Dada sua missão de oferecer aos usuários um “quadro completo” de sua saúde geral, o anúncio recente da Apple de que adicionará rastreamento de saúde mental ao Apple Watch é um próximo passo lógico. O novo recurso State of Mind do aplicativo Mindfulness da Apple pede aos usuários que classifiquem como estão se sentindo em uma escala de Muito Agradável a Muito Desagradável, para indicar fatores que afetam seus estados emocionais, como estresse familiar e profissional, e para descrever sua perspectiva com adjetivos como Grato e Preocupado. A esperança, aparentemente, é que um acesso por dia mantenha o psiquiatra longe.
O aplicativo Mindfulness usa esses dados para determinar o risco de depressão de um indivíduo. Convenientemente, um estudo recente de “saúde mental digital” realizado por pesquisadores da UCLA (e patrocinado pela Apple) foi capaz de mostrar que o uso do aplicativo no Apple Watch aumentou a consciência emocional em 80% dos participantes, enquanto 50% alegaram que ele teve um impacto positivo em seu bem-estar geral — informações que a empresa agora está anunciando em seu site.
Nos próximos meses, a Apple provavelmente lançará ainda mais softwares de saúde mental. De acordo com relatórios recentes, ela agora está trabalhando em um orientador de saúde com inteligência artificial (IA) chamado Quartz, um aplicativo que supostamente não só será capaz de monitorar as emoções do usuário, mas também dar a ele conselhos médicos.
“A Apple agora está trabalhando em um orientador de saúde com inteligência artificial chamado Quartz, um aplicativo que supostamente não só será capaz de monitorar as emoções dos usuários, mas também fornecerá conselhos médicos.”
Com certeza, há uma crescente crise de saúde mental nos Estados Unidos e em outros lugares, e há uma necessidade urgente de tratamento direto e economicamente efetivo. Entre 2007 e 2020, o número de visitas ao pronto-socorro devido a problemas de saúde mental quase dobrou nos Estados Unidos, com as gerações mais jovens particularmente afetadas.
No entanto, embora ferramentas “inteligentes” possam beneficiar modestamente alguns pacientes, o uso de dispositivos vestíveis também pode aumentar o estresse e a ansiedade, como outros estudos recentes mostraram. Além disso, o foco em soluções tecnológicas de curto prazo corre o risco de nos distrair das causas sociais e políticas subjacentes às doenças psicológicas, como exploração no local de trabalho, instabilidade financeira, crescente atomização e acesso limitado a cuidados de saúde de qualidade, alimentação e moradia.
Ela também empurra a principal responsabilidade de lidar com transtornos de saúde mental para os indivíduos, no típico estilo neoliberal. Como a vice-presidente de saúde da Apple, Sumbul Desai, afirmou recentemente, o objetivo de sua empresa “é capacitar as pessoas a assumirem o controle de sua própria jornada de saúde”.
Meta: Trabalhando com o NHS para minerar seus dados de saúde mental
A Apple não é a única empresa Big Tech que se interessou pela saúde mental de seus consumidores. E enquanto o gigante de Cupertino pelo menos faz um discurso sobre privacidade de dados, muitas das outras empresas nem se importam.
Na primavera de 2023, surgiram notícias de que o NHS estava compartilhando detalhes íntimos sobre a saúde dos pacientes com o Facebook. Durante anos, o NHS vinha fornecendo informações, incluindo consultas de pesquisa sobre automutilação e consultas de aconselhamento feitas por usuários do site do serviço para a rede social e sua empresa controladora, Meta, por meio de uma ferramenta de coleta de dados chamada Meta Pixel.
Em um exemplo, o Alder Hey Children’s Hospital em Liverpool deu ao Facebook e à Meta os dados de usuários que visitaram suas páginas web buscando saber sobre problemas de desenvolvimento sexual, transtornos alimentares e serviços de saúde mental de crise, e compartilharam informações sobre suas prescrições de medicamentos. Em outro, a clínica de saúde mental Tavistock and Portman, em Londres, forneceu à gigante da tecnologia os dados de visitantes de sua página web que buscaram informações sobre desenvolvimento de identidade de gênero, que são projetadas especificamente como um recurso educacional para crianças e adolescentes.
“Durante anos, o NHS vinha enviando informações, incluindo pesquisas sobre automutilação e consultas de aconselhamento, para o Facebook.”
Enquanto especialistas em privacidade como Carissa Véliz aconselham profissionais de saúde e instituições a “coletar o mínimo de informações necessárias para tratar [pacientes] — nada mais”, a violação de dados do NHS/Facebook reflete uma tendência oposta: não a minimização de dados, como Veliz recomenda, mas a maximização de dados, justificada pela ideia de que uma maior extração de dados em si é automaticamente a resposta para problemas profundos e socialmente enraizados. Neste caso, os dados pessoais foram obtidos sem o consentimento ou mesmo conhecimento dos pacientes para direcionar anúncios a eles — o cerne do modelo de negócios da Meta.
O escândalo foi apenas o mais recente de uma longa linha de desastres de relações públicas recentes para a empresa, vindo logo após o fiasco em torno do lançamento do Metaverso (não por coincidência, o futuro imersivo da internet de Mark Zuckerberg foi aclamado como uma “solução promissora para a saúde mental”). E o caso não foi um incidente isolado: em março de 2023, foi revelado que a startup de telessaúde Cerebral compartilhou dados privados de saúde, incluindo informações sobre saúde mental, não apenas com a Meta, mas também com o Google, entre outros.
Alphabet: o Fitbit como um treinador mental
A empresa controladora do Google, a Alphabet, outra notória mineradora de dados, também entrou no mercado de dispositivos vestíveis e, desde que concluiu a compra da fabricante de smartwatches Fitbit em 2021, juntou-se à Apple na pregação dos benefícios dos vestíveis para a saúde mental.
Logo após um estudo conduzido pela subsidiária de pesquisa em ciências biológicas da Alphabet, Verily, sobre se smartphones podem ser usados para detectar sintomas de depressão, a Fitbit lançou recentemente um aplicativo para smartphone reformulado, “projetado para dar uma visão holística de sua saúde e bem-estar com foco nas métricas que mais importam para você”. Semelhante ao aplicativo Mindfulness da Apple, essa reformulação contém um recurso chamado Log Mood que permite aos usuários inserir seus estados emocionais.
Uma equipe da Universidade de Washington em St. Louis usou dados do Fitbit e um modelo de IA para dar credibilidade à “viabilidade e promessa de usar dispositivos vestíveis para detectar transtornos mentais em uma comunidade grande e diversa”. De acordo com Chenyang Lu, professor da Escola de Engenharia McKelvey e um dos autores do estudo, esta pesquisa tem relevância no mundo real, dado que “ir a um psiquiatra e preencher questionários consome muito tempo, e então as pessoas podem ter alguma relutância em consultá-lo”. Em outras palavras, a IA pode ser uma ferramenta ágil e de baixo custo para gerenciar a saúde mental de uma pessoa.
“Desde que concluiu a compra da fabricante de smartwatches Fitbit em 2021, a Alphabet se juntou à Apple na pregação dos benefícios dos vestíveis para a saúde mental.”
Longe de provar que vestíveis podem diagnosticar depressão, o estudo revelou várias correlações potenciais entre uma inclinação para a depressão e biomarcadores baseados nesses dispositivos. Mas isso não impediu Lu de se entusiasmar e afirmar que “este modelo de IA [desenvolvido no estudo] é capaz de dizer se você tem depressão ou transtornos de ansiedade. Pense no modelo de IA como uma ferramenta de triagem automatizada.”
Esse exagero da evidência empírica perpetua a noção duvidosa de que problemas de saúde mental podem ser resolvidos por meio de soluções tecnológicas. Claro, também é tremendamente benéfico para os interesses corporativos da Alphabet.
Mas o Fitbit não é a única intervenção da empresa no âmbito da saúde mental. Além das informações de prevenção ao suicídio que o Google Search tem exibido acima dos resultados de pesquisa relacionados à saúde mental por vários anos, a empresa anunciou recentemente que os usuários que pesquisarem termos relacionados ao suicídio verão um prompt com iniciadores de conversa pré-escritos que poderão enviar por mensagem de texto para o 988 Suicide & Crisis Lifeline.
Embora uma ferramenta como essa possa ser muito útil em emergências, há uma preocupação real de que o Google instrumentalize os dados sensíveis coletados aqui, compartilhando-os com anunciantes para que possam ser explorados e monetizados junto com os outros dados coletados. Vale mencionar que as novas medidas de prevenção ao suicídio do Google foram reveladas apenas algumas semanas após os suicídios de três funcionários da empresa terem dado origem a especulações sobre a saúde mental de sua própria força de trabalho. Nesse contexto, os novos recursos podem ser lidos como um golpe de relações públicas para desviar o foco de questões urgentes dentro da própria empresa.
Amazon: cedendo seus direitos HIPAA para a Amazon Clinic
Agora a Amazon também está ocupada em se promover como uma provedora e defensora dos cuidados de saúde mental. Embora Jeff Bezos pareça estar principalmente ocupado com sonhos de empreendedorismo espacial e indústrias lunares, ele não se esqueceu de lançar algumas “soluções” de saúde mental aqui na Terra.
Já em 2018, Bezos anunciou sua intenção de resolver a crise de saúde dos Estados Unidos democratizando o acesso a serviços médicos. Ele comprou a farmácia online PillPack e depois desenvolveu a Amazon Pharmacy.
Em 2019, ele lançou o Amazon Care, uma plataforma online que oferece assistência médica abrangente 24/7 para funcionários da Amazon por meio de mensagens e chat de vídeo. Essa iniciativa envolveu uma colaboração com a Ginger, um serviço de psicoterapia baseado na internet e em aplicativos que se autointitula como “saúde mental para cada momento” e uma “solução completa para saúde mental”.
Em 2021, a Amazon fechou a Amazon Care e estabeleceu a Amazon Clinic, uma plataforma virtual de assistência médica com ambições maiores do que sua antecessora: planos já foram anunciados para expandir o novo serviço para todos os cinquenta estados e o Distrito de Columbia. Ao contrário da Amazon Care, a Amazon Clinic é aberta ao público em geral. Para usá-la, no entanto, os pacientes devem consentir com o “uso e divulgação de informações de saúde protegidas” — renunciando a seus direitos às proteções de privacidade federais existentes sob a Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde (HIPAA) — e efetivamente conceder à gigante da tecnologia acesso ao seu eu mais íntimo. (A legalidade disso é examinada agora pela FTC.)
Em fevereiro deste ano, a Amazon expandiu ainda mais seu portfólio de assistência médica ao adquirir a One Medical, uma empresa que oferece assistência primária presencial, online e por aplicativo em mais de vinte cidades e regiões metropolitanas dos EUA. Um de seus subprogramas, Mindset by One Medical, foca especificamente em saúde mental, oferecendo aos pacientes ajuda virtual com condições como estresse, ansiedade, depressão, TDAH e insônia em ambientes de grupo online e orientação individual.
“Com o objetivo de se expandir para cinquenta países além dos Estados Unidos e Canadá, a parceria com a Maven Clinic concederá à Amazon acesso lucrativo a alguns dos conjuntos de dados mais íntimos e vulneráveis dos usuários.”
Além de suas últimas movimentações com a Amazon Clinic e a One Medical, a Amazon recentemente ampliou suas ofertas de assistência médica para funcionários ao fazer parceria com a Maven Clinic, a maior clínica virtual do mundo para saúde feminina e familiar. Com o objetivo de se expandir para cinquenta países além dos Estados Unidos e Canadá, a parceria com a Maven Clinic concederá à Amazon acesso lucrativo a alguns dos conjuntos de dados mais íntimos e vulneráveis dos usuários.
Os perigos gerais de tais dados serem acumulados em mãos com interesses comerciais que, sob certas circunstâncias, os repassarão alegremente às autoridades estaduais, nacionais ou locais são claros: veja, por exemplo, a adolescente de Nebraska que foi condenada no verão de 2021 por violar a lei de aborto de seu estado depois que o Facebook e o Google forneceram à polícia suas mensagens privadas e dados de navegação.
A colonização de dados de saúde mental
As tentativas vertiginosas da Amazon, Meta, Apple e Alphabet de se posicionarem no ramo da saúde mental vão além da mera disrupção. A escala dessa transformação deve ser entendida dentro da estrutura do maior impulso para anexar recursos inexplorados na história: o colonialismo.
Sob o disfarce de corporações trabalhando para aliviar as instabilidades da saúde mental das pessoas, uma forma fundamental de apropriação de ativos está em andamento. Afinal, até recentemente, a própria ideia de que nossa saúde mental (e todos os dados que a representam e rastreiam) poderia ser um ativo comercial em um balanço patrimonial teria parecido bizarra. Mas hoje está se tornando banal. É uma faceta do que Nick Couldry e Ulises Mejias chamaram de “colonialismo de dados”.
Todas as quatro corporações são parte de um setor comercial maior focado em explorar novas definições de conhecimento e racionalidade voltadas para a extração de dados. Por meio da coleta habitual de dados sensíveis e da captura de muitos outros domínios sociais (saúde, educação e direito, para citar alguns), estamos caminhando em direção à “capitalização da vida sem limites”, como Couldry e Mejias descrevem.
A normalização de dispositivos vestíveis como ferramentas para indivíduos, aparentemente para gerenciar sua saúde (tanto psíquica quanto física), é parte desse processo, convertendo a vida diária em um fluxo de dados que pode ser lucrativamente apropriado. O aplicativo Mindfulness da Apple e o Log Mood da Fitbit são apenas dois exemplos de como as Big Techs, tendo colonizado o território do corpo, agora têm seus olhos voltados para a psique.
“A ideia de que a saúde mental e física são principalmente uma questão de responsabilidade individual e de gestão pessoal assistida pela tecnologia ignora o fato de que os problemas de saúde são frequentemente causados por questões sistêmicas.”
O colonialismo de dados, assim como os estágios anteriores do colonialismo, afeta desproporcionalmente aqueles que já são marginalizados. Por um lado, as tecnologias que ele envolve são às vezes tendenciosas contra grupos marginalizados, como foi destacado por um processo recente contra a Apple sobre o suposto “viés racial” do leitor de oxigênio no sangue do Apple Watch.
Mas, além disso, a ideia de que a saúde mental e física são principalmente uma questão de responsabilidade individual e gestão pessoal assistida por tecnologia ignora o fato de que os problemas de saúde são frequentemente motivados por questões sistêmicas, como condições de trabalho exploradoras e insalubres ou falta de tempo e recursos financeiros para praticar uma vida saudável, que são moldadas por desigualdades de longo prazo. O colonialismo de dados ofusca esses fatores em favor do lucro, quando uma discussão sobre os fatores socioeconômicos por trás da crise de saúde mental é mais necessária do que nunca.
É irônico que, assim como essa mudança estrutural na gestão de nossos corpos e mentes está em curso, uma explicação estreitamente determinística, associal e individualista de como a saúde mental pode ser gerenciada esteja sendo promovida pelos principais extratores de dados. De fato, é mais do que irônico: é talvez o álibi perfeito para desviar nossa atenção da coleta de dados conduzida institucionalmente que está em andamento.