Press "Enter" to skip to content
Mapas do livro Base Nation: How US Military Bases Abroad Harm America and the World, escrito por David Vine (Metropolitan Books, 2015). Fornecido por David Vine e Kelly Martin Designs.

O arquipélago blindado

[molongui_author_box]
Tradução
Cauê Seignemartin Ameni

Os Estados Unidos têm mais 800 bases militares em dezenas de países ao redor do mundo. Nossa luta é para que todas sejam desmontadas - afinal, o mundo se tornou um lugar mais perigoso e distópicos com elas.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, os militares norte-americanos se comprometeram com uma nova estratégia agressiva, servindo como policial e regulador do capitalismo global. Essa estratégia, mantida com tanto rigor pelos governos tanto democratas quanto pelos republicanos, resultou na criação de centenas de bases militares dos EUA mundo afora.

Em seu livro Base Nation, o antropólogo David Vine mostra quão extensa é realmente essa rede de bases militares no exterior, com cerca de 800 bases abrigando cerca de meio milhão de norte-americanos no exterior. Bases “Lily pad”, pequenos locais onde as aeronaves podem ser lançadas e que muitas vezes operam em segredo, proliferaram especialmente desde o início da Guerra ao Terror.

Em 2009, o ex-presidente equatoriano Rafael Correa justificou sua recusa em renovar um arrendamento militar dos EUA em seu país com uma piada, dizendo: “Se não houver problema em ter soldados em solo de outro país, certamente eles nos deixarão ter uma base equatoriana nos Estados Unidos”. O ponto de vista de Correa era claro: o mundo está menos seguro com essas bases. E, por isso, todos eles devem ser contra elas.

Bases militares dos EUA no exterior em 1945

No auge da Segunda Guerra Mundial, os EUA controlavam mais de 2.000 bases e 30.000 instalações no exterior. Esta foi a maior coleção de bases possuídas por uma potência na história mundial. Este mapa reflete o número relativo e o posicionamento dessas bases por volta de 1945. Para facilitar a comparação dos mapas ao longo do tempo, deixamos as fronteiras contemporâneas. Fontes-chave: Robert E. Harkavy, Baseamento Estratégico e as Grandes Potências, 1200–2000; Stacie L. Pettyjohn, “Postura de Defesa Global dos EUA”; James Blaker, Base Ultramarina dos Estados Unidos; Departamento do Departamento de Estaleiros e Docas da Marinha, Construindo as Bases da Marinha na Segunda Guerra Mundial; John W. McDonald Jr. e Diane B. Bendahmane, Bases Americanas no Exterior; reportagens.

Bases militares dos EUA no exterior em 1989

No final da Guerra Fria, os EUA controlavam cerca de 1.600 bases no exterior. Este mapa reflete seu número relativo e o posicionamento delas. Para facilitar a comparação dos mapas ao longo do tempo, deixamos as fronteiras contemporâneas. Fontes-chave: Robert E. Harkavy, Baseamento Estratégico e as Grandes Potências, 1200–2000; Departamento de Defesa, “Relatório de Estrutura de Base 1989”; Stacie L. Pettyjohn, “Postura de Defesa Global dos EUA”; James Blaker, Base Ultramarina dos Estados Unidos; John W. McDonald Jr e Diane B. Bendahmane, Bases Americanas no Exterior; reportagens.

Bases militares dos EUA no exterior em 2015

A partir de 2015, os UA controlavam aproximadamente 800 bases fora dos cinquenta estados dos EUA e Washington, DC. O grande número de bases, bem como o sigilo e a falta de transparência da rede de bases militares no exterior, tornam qualquer representação gráfica desafiadora. Este mapa reflete o número relativo e o posicionamento das bases de acordo com as melhores informações disponíveis. Fontes-chave: Departamento de Defesa, “Base Structure Report Ano Fiscal 2014 Baseline”; Robert E. Harkavy, Base Estratégica e as Grandes Potências, 1200–2000; Michael J. Lostumbo et al., “Baseamento Ultramarino das Forças Militares dos EUA”; Chalmers Johnson, As Dores do Império; Nick Turse, TomDispatch.com; Craig Whitlock, Washington Post; GlobalSecurity.org; reportagens.

Mapas do livro Base Nation: How US Military Bases Abroad Harm America and the World, escrito por David Vine (Metropolitan Books, 2015). Fornecido por David Vine e Kelly Martin Designs.

Sobre os autores

Cierre

Arquivado como

Published in América do Norte, DESTAQUE, Guerra e imperialismo, Inforgráfico and Livros

DIGITE SEU E-MAIL PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

2019 © - JacobinBrasil. Desenvolvido por Estudio Dos Ríos & Dobke | Mantido por PopSolutions.Co
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux