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'A Tomada da Bastilha', aquarela de Jean-Pierre Houël. Crédito: Biblioteca Britânica

Por que celebramos a tomada da Bastilha

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Tradução
Sofia Schurig

Este dia, em 1789, mudou o curso da história. No Dia da Bastilha, republicamos o socialista francês Jean Jaurès sobre o papel desempenhado pela classe trabalhadora na Revolução Francesa e as vitórias que ela conquistou para a democracia.

Os efeitos da tomada da Bastilha foram imensos. Parecia a todos os povos do mundo que a prisão da humanidade havia caído. Foi mais do que a Declaração dos Direitos do Homem: foi a declaração do poder do povo a serviço dos direitos humanos. Não era apenas a luz que alcançava os oprimidos do universo a partir de Paris, era a esperança. E nos milhões e milhões de corações mantidos pela noite escura da servidão, foi visto, na mesma hora, o primeiro amanhecer da liberdade.

A vitória de Paris pôs um fim decisivo à ofensiva da realeza e da corte. Impulsionado pela rainha e pelos príncipes, o rei marchou contra a Assembleia e contra a Revolução na sessão real de 23 de junho. Ele acabara de marchar contra Paris e a revolução nos dias hesitantes e violentos de julho. Repelido em todos os lugares, ele se fechou em uma posição defensiva dissimulada, e foi ele quem agora sofreria ataques repetidos: em 6 de outubro com a fuga para Varennes, em 20 de junho e em 10 de agosto ele deixaria a ofensiva para o povo revolucionário. A principal engrenagem do poder real foi quebrada em 14 de julho, ou pelo menos tão danificada que nunca se recuperaria completamente. E já, naqueles dias de golpe de Estado e agressão, podia-se sentir uma espécie de paralisia.

Enquanto a Bastilha estava cercada, nem Besenval nem o Marechal de Broglie arriscaram atacar o povo por trás. O que eles estavam esperando e por que deram a ordem a De Launay para resistir em vez de ir em seu auxílio?

Obviamente, um novo medo de responsabilidade havia agarrado esses corações que estavam presos aos seus caminhos, acostumados a apenas uma forma de perigo, e a vasta revolta de um povo inteiro, sem apagar sua coragem, no mínimo a desconcertou. Suas instruções também devem ter sido vagas. Em 14 de julho, Luís XVI respondeu aos enviados da Assembleia que era impossível que os eventos em Paris fossem resultado de ordens dadas às tropas. Qual então era o plano do rei?

Talvez, para tranquilizar sua consciência, ele tenha sistematicamente se recusado a prever o curso possível dos eventos. Talvez ele imaginasse que Paris, abatida apenas pela presença de um vasto aparato militar, deixaria de ser uma ajuda tumultuada, e esta, sentindo o peso morto da capital imobilizada, caminharia incerta e cambaleante, pronta para cair ao menor abalo.

O rei, alertado pelos eventos do dia 14, aprendeu que ele precisava levar em conta a força da revolução. Ele exerceria astúcia contra ela ou convocaria exércitos estrangeiros contra ela, mas a partir daquele dia ele renunciou a qualquer forma de agressão direta, qualquer ofensiva declarada.

“A Assembleia, ainda tendo que frustrar intrigas, mas não tendo mais que temer ou repelir a força real, pôde empreender uma luta contra outro grande poder do passado, a igreja”

Ao mesmo tempo em que assim libertava a Assembleia Nacional, os eventos de 14 de julho fizeram o povo se conscientizar pela primeira vez de sua força e consciente de seu papel em Paris. A Assembleia permaneceu importante. Durante esses dias turbulentos, o comitê permanente dos eleitores os substituiu, e a revolução parisiense só se sentiu verdadeiramente forte e legítima através de seu contato com a revolução nacional.

Além disso, a própria Assembleia deu um exemplo nobre de firmeza e até mesmo de heroísmo. Seu Juramento da Quadra de Tênis, sua resistência serena e invencível após a sessão de 23 de junho, eletrizaram corações, e os mais intrépidos combatentes de Paris não tinham outra ambição senão mostrar-se dignos dos revolucionários burgueses que, sem armas e unicamente pela força do direito e da coragem, emergiram vitoriosos. No entanto, é verdade que, sozinha e sem a ajuda do povo de Paris, a Assembleia Nacional teria acabado sucumbindo. E assim, a Revolução, que até então tinha apenas uma base, um centro: a Assembleia, a partir desse ponto teve dois centros correspondentes, a Assembleia e o povo de Paris.

Alguns dias depois de 14 de julho, o senhor Bessin, orador do faubourg Saint Antoine, apresentou-se perante a Assembleia para solicitar auxílio financeiro aos trabalhadores dos faubourgs cujos salários foram suspensos durante os três dias de agitação: “Senhores, vocês são os salvadores da pátria, mas vocês também têm salvadores”. A transcrição diz que esta abertura enérgica fixou a atenção da Assembleia, e eu acredito plenamente nisso. Era o próprio significado do grande evento de 14 de julho que estava se revelando diante deles. Apesar de sua força, apesar de sua majestade, de repente eles sentiram que estavam sob o protetorado de Paris, e talvez algum desconforto estivesse misturado à alegria da recente vitória.

Mas esses eram apenas nuances imperceptíveis, e quando em 15 de julho a Assembleia enviou seus delegados para a capital para consagrar e legalizar a Revolução, eles foram recebidos por uma multidão imensa com entusiasmo misturado com respeito. Mounier, o burguês sensível e rico, sempre armado com suspeitas da democracia, foi conquistado pela fervorosa e cordial recepção.

A partir desse dia, Paris se emancipou e, no calor dos eventos, improvisou sua constituição municipal antes que a Assembleia pudesse organizar as municipalidades por meio de uma lei geral, antes que pudesse elaborar a constituição nacional.

O antigo escritório municipal, cujo espírito contrarrevolucionário vimos na pessoa do prefeito Flesselles, foi varrido. Bailly foi nomeado prefeito por aclamação; Lafayette foi nomeado comandante geral da guarda burguesa parisiense. Através desses dois nomes, Paris se ligou às duas maiores memórias de liberdade: Bailly representava o Juramento da Quadra de Tênis e Lafayette era a Revolução Americana.

Paris, com seus instintos revolucionários e humanos, no exato momento em que se organizava municipalmente, se abria amplamente para a liberdade dos dois mundos. Como muralhas que podem ser vistas contra a luz do espaço profundo, as paredes da cidade se destacavam contra a grande luz da liberdade universal. Estava concêntrica com o horizonte humano, e podia-se sentir que esse círculo da vida municipal se expandiria até abranger toda a humanidade.

Seguindo o exemplo de Paris, inúmeras comunas foram estabelecidas em toda a França, para administrar e lutar, esmagar qualquer tentativa de contrarrevolução e compensar as falhas do poder executivo real subitamente aniquilado ou reduzido. E todas essas comunas, nascidas na mesma comoção da liberdade e necessidade de ordem, se federariam com a de Paris. Nas primeiras semanas, numerosas guardas burguesas se afiliaram à guarda burguesa parisiense, e foram enviados discursos fraternos de todos os cantos à municipalidade de Paris.

Não é surpreendente que um ano depois, em 14 de julho, o festival da federação tenha sido celebrado. Pois foi em 14 de julho de 1789 que a federação das comunas da França nasceu verdadeiramente. O mesmo instinto alertou todos os grupos de cidadãos, todas as cidades ao mesmo tempo que a liberdade seria precária e fraca enquanto repousasse apenas na Assembleia Nacional, e que ela deveria ter tantos centros quantas fossem as comunas. Misturando-se assim na vida diária dos cidadãos, animada e renovada por uma energia ilimitada, a Revolução seria invencível.

Mas todas essas energias espontâneas e múltiplas tinham a Assembleia como centro político, Paris como seu assento dominante e a Revolução como seu centro ideal. Elas estavam naturalmente e necessariamente federadas. Esses foram dias grandiosos, quando, no ardor do combate, uma ideia clara e decisiva se afirmou. Os clarões do raio da tempestade pareciam se fundir na esplêndida luz de um dia de verão.

Ao reviver a vida municipal, em 14 de julho, o proletariado, que havia sido relegado ao segundo plano, foi trazido para o centro da ação. Claro, os trabalhadores, os pobres estavam longe de colocar as mãos no poder municipal. Como veremos em breve, eles seriam excluídos da guarda burguesa e não se sentariam nas assembleias distritais. A vida municipal parisiense continuaria por muito tempo a ter um caráter mais estritamente burguês do que a ação central da Assembleia. Mas era impossível organizar em Paris o poder legal, primeiro de sessenta distritos, depois de quarenta e oito, sem que um certo número desses distritos e seções vibrasse com a força popular e a paixão.

Enquanto a voz de Robespierre era meio sufocada e reprimida na Assembleia Nacional, a voz de Danton ressoava no distrito dos Cordeliers. Multiplicar os pontos de poder significava multiplicar os pontos de contato entre o poder e o povo. Assim, apesar de todas as barreiras legais, aumentava as possibilidades e ocasiões de intervenção popular e inclinava a revolução burguesa, não em direção ao socialismo — a ideia para isso ainda não havia nascido —, mas em direção à democracia. Se houvesse uma dispersão completa, se cada comuna fosse um pequeno mundo fechado, a oligarquia burguesa acabaria por colocar as mãos em todos esses mecanismos separados de vigor medíocre.

Mas quando essa multiplicidade de atividades locais se combina com um grande movimento geral que inspira todas as engrenagens, então a continuidade e a veemência da ação pouco a pouco conferem poder aos mais ardentes, aos mais ativos e aos mais robustos. É por isso que, ao mesmo tempo que foi uma grande vitória burguesa, 14 de julho foi uma grande vitória popular. Claro que a participação direta dos povos combatentes naquele grande dia não teve consequências imediatas para o proletariado. As origens da Revolução eram tão profundamente burguesas que algumas semanas depois de 14 de julho, quando a Assembleia Nacional, libertada pelo povo dos ataques da corte, estabeleceu o regime eleitoral e excluiu milhões dos trabalhadores pobres do voto, nem um único deputado, nem mesmo o mais democrático deles, se lembrou de que na Bastilha os trabalhadores de Paris conquistaram o título de cidadãos ativos para os pobres da França. Essa participação direta do povo nos grandes eventos da Revolução parecia um acidente glorioso e temível que não devia se tornar a regra nas atividades regulares de uma sociedade livre e ordenada.

E, no entanto, não foi em vão que desde os primeiros passos a revolução burguesa teve que recorrer à veemência dos corações dos trabalhadores e à força dos músculos dos trabalhadores. Quando a guerra contra os vendeanos, contra os emigrados, contra os estrangeiros levaria a tensão revolucionária ao ponto mais alto, quando o povo estaria, ao lado dos burgueses heroicos, em todas as portas da revolução, eles finalmente teriam que ser concedidos os direitos da cidade. Como os escravos da Antiguidade que conquistaram sua liberdade no campo de batalha, os proletários conquistariam o direito de voto e algumas breves horas de soberania política nos campos de combate da revolução burguesa.

A vitória seria de longa duração e a vitória seria curta. Mas que o proletariado conseguiu, pela ousada escada dos eventos, subir por um momento à liderança da revolução burguesa — ou pelo menos participar dela ao lado dos burgueses mais ousados — foi para ele um título e uma promessa para o futuro. E é por isso que não tivemos dificuldade alguma em vislumbrar incontáveis trabalhadores entre a enorme massa que em 14 de julho primeiro cercou os Inválidos e depois a Bastilha. Eles não foram enganados quando lançaram seu ataque. Embora desarmados no dia seguinte pela burguesia desconfiada, e posteriormente executados no Champ de Mars dois anos depois, eles ainda assim marcaram o grande dia revolucionário com sua coragem e força. E graças a esses homens valorosos, hoje nada pertence exclusivamente à burguesia, nem mesmo sua Revolução.

Sobre os autores

foi um político socialista francês, que embora reconhecesse a Luta de Classes, propunha uma revolução social democrática e não violenta.

Cierre

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Published in Análise, Europa, História and Revoluções

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