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A 2ª Guarda de Dragões, cavalaria do Exército Britânico, perseguindo rebeldes em Lucknow, Uttar Pradesh, durante a rebelião de 1857. Orlando Norie / Universidade Brown

As raízes do anticolonialismo em Marx

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Tradução
Gercyane Oliveira

Através de sua relação com o radical cartista e poeta trabalhista Ernest Jones, Karl Marx percebeu a necessidade de se opor à escravidão e ao colonialismo para acabar com o capitalismo.

Em seu filme O Jovem Karl Marx, o diretor Raoul Peck apresenta uma cena em que um francês anônimo de ascendência africana faz uma intervenção sincera durante um dos discursos de Pierre-Joseph Proudhon ao ar livre em Paris.

Em contraste com a multidão de trabalhadores reunidos ao seu redor, o cavalheiro negro, elegantemente vestido e de cartola, interrompe brevemente o famoso orador para pedir que fale de liberdade não apenas para os trabalhadores, cujos ofícios estavam cada vez mais ameaçados pela indústria, mas também para a classe baixa de proletários — “os navais, os mecânicos, os fundidores!”, exclama ele.

Marx e sua companheira de vida e co-pensadora, Jenny, estão sentados ao lado do citoyen de couleur, ambos parecendo encantados com seu comentário crítico ao pai do anarquismo francês.

A cena é memorável, com certeza, pois não é Marx, mas uma pessoa negra – que estava ligada, talvez diretamente ou por ascendência, ao colonialismo e à escravidão – que exorta Proudhon a ter uma concepção da classe trabalhadora que inclua o proletariado da fábrica. A discussão na cena nunca se volta explicitamente para a questão dos proletários racializados e escravizados do mundo colonial.

Implicitamente, porém, ela o faz. Porque, por meio de seu personagem negro, Peck nos lembra que Marx estava vivendo e pensando no coração de um império colonial, com territórios estrangeiros ainda dominados pela escravidão racial, e que esse contexto mais amplo moldou inexoravelmente a composição da classe trabalhadora no núcleo metropolitano.

No entanto, tanto no filme quanto na história, o Marx parisiense ainda não estava preocupado intelectual e politicamente com o colonialismo e a escravidão. Portanto, Peck não faz com que seu Marx converse com o interlocutor negro, com quem ele claramente compartilhava a mesma perspectiva, mas com Proudhon, de quem ele era altamente crítico.

Esse ponto cego colonial que o diretor de cinema haitiano revela no pensamento do jovem Marx não era apenas uma idiossincrasia pessoal. Ele espelhava a política da classe trabalhadora que ele havia descoberto e com a qual trocava ideias nos cafés, salões e banquetes da Ville Lumière entre 1843 e 1845.

Embora não fossem necessariamente pró-escravidão e em diferentes graus, todos os socialistas franceses proeminentes, de Proudhon a Louis Blanc e Pierre Leroux, apoiaram a causa colonial no início da década de 1840 como uma forma de resolver a chamada “questão social” no país e exportar o socialismo para o exterior.

Portanto, reivindicar e lutar pela libertação dos oprimidos na Argélia ou em Guadalupe não era uma preocupação urgente em sua política. E, portanto, não se tornou uma preocupação urgente para o proletariado “abstrato”, sobre cujos ombros Marx, em seus Manuscritos de Paris e, mais tarde, no Manifesto Comunista, decidiu transferir a tarefa de derrubar o capitalismo.

As coisas começaram a mudar quando Marx se mudou para Londres. Sua imersão em uma cultura diferente da classe trabalhadora e, em especial, sua relação próxima com o poeta trabalhista Ernest Jones, cartunista radical cartista, é fundamental para a ampliação de sua visão.

Londres radical

A poeira das revoluções mal havia assentado na Europa continental quando Marx desembarcou em Londres no final de agosto de 1849, depois de ser expulso da França pelo novo governo conservador. Um ano antes, a ala revolucionária do Cartismo – o primeiro movimento de massa da Inglaterra impulsionado pela classe trabalhadora – havia tentado oferecer às pessoas sua própria primavera.

No início de junho de 1848, Ernest Jones fez um discurso acalorado no leste de Londres, declarando à multidão que o golpe pela liberdade deveria ser dado primeiro na Irlanda, pedindo sua libertação do jugo britânico. Ele foi imediatamente preso e condenado a dois anos de prisão solitária. Logo foram feitos planos entre os radicais cartistas para fomentar uma insurreição armada na capital, libertar Jones da custódia da polícia, derrubar o governo e estabelecer uma república.

Entre os conspiradores estavam William Dowling e Thomas Fay, dois irlandeses que lutavam pela liberdade, e o alfaiate cartista e abolicionista negro William Cuffay, filho de um escravo das Índias Ocidentais.

A conspiração, portanto, tinha uma profunda dimensão atlântica e, se tivesse sido bem-sucedida, eles teriam revivido a longa tradição insurrecional urbana do “proletariado heterogêneo” em toda a bacia oceânica, como os historiadores Peter Linebaugh e Marcus Rediker registraram em The Many-Headed Hydra.

A conspiração foi descoberta e preventivamente frustrada quando Marx pisou nas docas do rio Tâmisa. Jones estava preso há quase um ano, e Cuffey, Dowling, Fay e três outros conspiradores estavam a caminho da prisão perpétua na Austrália. O cartismo foi seriamente enfraquecido, mas sua tradição política radical continuou viva.

Liderado por George Julian Harney, editor de jornais, ex-marinheiro e líder dos Fraternal Democrats, o movimento cartista estava a caminho de um renascimento por meio de sua ala esquerda. Tirando lições da derrota da revolução na Inglaterra, Harney estava reorganizando o Cartismo como um movimento independente da classe trabalhadora em uma nova base socialista – ” o Charter e algo mais“, como dizia o lema.

Marx, que havia rompido relações com os alemães da Liga Comunista, sediada em Londres, foi atraído pelo republicanismo vermelho de Harney e se juntou ao seu círculo com entusiasmo em 1850. Em novembro daquele ano, o jornal de Harney, The Red Republican, publicou a primeira tradução em inglês do Manifesto Comunista. Nesse meio tempo, Jones havia sido libertado da prisão e retomou sua militância cartista juntando-se aos “vermelhos” de Harney, onde fez amizade com Marx.

Marx e Jones

Jones e Marx tinham 32 anos de idade em 1850 e ambos eram de origem alemã. Nascido em uma família aristocrática britânica em Berlim e educado lá até a idade adulta, Jones não só conseguia se comunicar fluentemente na língua materna de Marx, como também compartilhava parte de uma cultura comum com ele, o que ajudou a consolidar a amizade. Eles logo se aproximaram por causa da política.

Marx ficou rapidamente impressionado com as habilidades de oratória de Jones. Ele assistiu às palestras e discursos de Jones várias vezes entre 1850 e 1851, quando este último estava viajando pela Inglaterra para mobilizar a base cartista. Jones, na visão de Marx, era então “o representante mais talentoso, coerente e ativo do cartismo”, o que o levou a assumir o papel de líder efetivo dentro do corpo cartista.

Quando Jones decidiu lançar seu próprio jornal semanal, Notes to the People, em maio de 1851, Marx não hesitou em se oferecer como colaborador.

Marx estava ganhando sua principal renda como correspondente europeu do New York Daily Tribune, mas contribuir com seu jornalismo para um órgão de imprensa cartista era uma forma de entrar em contato direto com o movimento operário britânico. Ele assinou dois artigos no Notes, ambos sobre as revoluções de 1848 na França, e co-escreveu pelo menos seis outros com Jones.

Além disso, como admitiu mais tarde a Engels, Marx foi responsável por fornecer orientação e, supostamente, assistência direta na redação de todos os artigos econômicos publicados no jornal semanal de Jones entre 1851 e 1852, o que representou mais de dois terços de todos os artigos publicados nele.

Esse envolvimento fez com que Marx mergulhasse em um novo ambiente intelectual, no qual foi exposto e, portanto, aprendeu com as ideias e visões políticas do Cartismo, inclusive sobre o anti-imperialismo.

O cartismo contra o império

Por meio de sua colaboração jornalística e parceria política com Jones, e diferentemente de seus anos parisienses, Marx se vinculou a um movimento de trabalhadores que tinha uma longa história de resistência às conquistas coloniais, que remonta aos Diggers e Levellers do século XVII e aos Jacobinos do século XVIII.

Na década de 1850, Jones era, sem dúvida, o mais consistente e ardente defensor dessa tradição dentro do Cartismo. Seu anticolonialismo o levou à prisão em 1848 e só se aprofundou depois que ele saiu.

Foi em sua cela que Jones começou a escrever os versos de The New World, A Democratic Poem. O épico abriu a primeira edição do Notes to the People e se tornou a obra mais famosa de Jones. Ele prevê a eclosão de uma revolução mundial na Índia ocupada pelos britânicos, onde

Rola a torrente feroz dos direitos de um povo,
E os soldados Sepoy, acordando, grupo por grupo,
Finalmente se lembram de que têm uma pátria!

A tempestade revolucionária decolonial se espalha ao lado da África e vinga os abusos da escravidão em seu rastro, evocando os espíritos dos revolucionários haitianos.

Nas profundezas do sul em chamas, uma nuvem aparece,
A ira latente de quatro mil anos,
Qualquer que seja o nome dado pelo capricho da história,
mouro, africano, etíope, negro, ainda significava escravo!
E, terríveis aliados! para garantir sua vingança,
Atrás deles se erguem Ogé e L’Ouverture.

Por fim, a revolução na África se espalha pela América Central e do Sul, onde os insurgentes derrubam séculos de domínio imperial espanhol em nome dos povos indígenas conquistados.

Ria México! E bata palmas Peru!
Velho Montezuma, quebre seu túmulo.
Acendam suas lâmpadas, pobres vestais do sol!
Para que possam ver o trabalho de Pizarro superado!

A experiência militante na Londres radical havia ensinado a Jones que a batalha do Cartismo estava entrelaçada com o abolicionismo e o anticolonialismo, e que a classe trabalhadora era global e multirracial. Mas a derrota esmagadora em 1848-49 e a apatia política que ela causou na Grã-Bretanha e em toda a Europa haviam reorganizado a ordem das lutas, pois ele agora acreditava que a ofensiva revolucionária global na reacionária década de 1850 não seria iniciada pelos trabalhadores da Europa, mas pelas massas oprimidas das colônias.

Marx nunca havia colaborado tão estreitamente com alguém que tivesse opiniões tão anticolonialistas. Como colaborador e leitor do Notes, ele não poderia deixar de ler o New World de Jones nem sua coluna, Our Colonies, que denunciava o imperialismo britânico e tentava reunir os leitores da classe trabalhadora para apoiar os movimentos de resistência contra o domínio britânico no exterior.

Essa linha editorial foi levada para o People’s Paper, lançado por Jones em maio de 1852, substituindo o Notes e tornando-se o principal órgão de imprensa do Cartismo. Marx continuou sua colaboração editorial e jornalística no novo semanário, contribuindo com um total de 25 artigos, alguns deles reimpressos do Tribune.

A primeira edição do jornal declarou sua perspectiva anticolonialista com este apelo aos trabalhadores: “analisamos, e muito bem, os interesses da democracia europeia; que seja nossa a análise de nossas lutas coloniais.” A libertação do domínio britânico nas colônias, em outras palavras, foi a alavanca para a libertação do proletariado no núcleo capitalista.

Podemos apenas imaginar o que Marx teria pensado ou dito a Jones. Quatro anos antes, no Manifesto, ele e Engels haviam considerado o imperialismo ocidental como uma força progressiva e benéfica que atraía as sociedades subdesenvolvidas para a civilização burguesa.

Agora ele estava colaborando com alguém que tinha a opinião oposta, uma situação que o levou ao que sua formação hegeliana teria reconhecido como uma posição de crítica imanente, ou seja, uma crítica que se submete e se apropria das próprias premissas de um ponto de vista concorrente para transcendê-lo dialeticamente.

Um primeiro sinal do efeito dialético do anticolonialismo de Jones no pensamento de Marx é encontrado em seu artigo The Chartists, publicado no Tribune em 1852, no qual ele cita um dos discursos de Jones denunciando os abusos e a repressão do governo britânico no Sri Lanka. Um ano depois desse texto fundamental, a Índia entrou em seu radar jornalístico, e ficou evidente que Marx estava se tornando parte da comunidade intelectual cartista, na qual ele gravitava, e foi absorvido por ela.

A iniciativa anticolonial

Os debates que ocorreram no Parlamento sobre a renovação da carta da Companhia das Índias Orientais de 1852 a 1853, que revelaram detalhes sobre como a Índia era governada e administrada, levaram Jones e Marx a mudar seu foco para a distante colônia oriental. E, assim como suas políticas até aquele momento, seu jornalismo não pode ser desassociado.

Jones escreveu pela primeira vez uma série de artigos no People’s Paper que denunciava o domínio britânico na Índia como uma pilhagem direta legalizada da população nativa. Nessa série, publicada em maio de 1853, Jones se refere à Índia como a “Irlanda do Oriente”, onde décadas de “barbárie britânica”, como ele chama o domínio britânico, não resultaram em progresso, mas em miséria terrível. Era típico da crítica cartista ao império inverter o discurso orientalista predominante do imperialismo e colocar não os colonizados, mas os governantes britânicos no papel de bárbaros.

Mas Jones, como nenhum outro cartista e em sintonia com a perspectiva desenvolvida em “The New World“, foi um passo além e defendeu a independência da Índia, desejando que o exército de soldados nativos – conhecidos como sipaios – se voltasse contra os governantes britânicos e lançasse um movimento de libertação nacional. Em um artigo posterior, Jones relacionou a exploração dos trabalhadores britânicos à opressão colonial da população indiana, reiterando que uma Índia independente era crucial para a luta de classes no país.

Marx estava convergindo para argumentos semelhantes. Mudando o tom geral do Manifesto, seus artigos no Tribune reconhecem que o imperialismo britânico não trouxe progresso e civilização para a Índia, mas sim morte e destruição. Ele também empregou a analogia da “Irlanda do Oriente” para descrever a Índia, uma indicação de que Jones estava ligado à evolução multilateral de seu pensamento.

Além disso, em seu famoso artigo de 8 de agosto de 1853, The Future Results of British Rule in India, Marx condenou o domínio britânico na Índia como um exemplo da “barbárie inerente à civilização burguesa”, empregando termos condizentes com o discurso cartista do império.

No mesmo artigo, ele admitiu, por meio de uma nova retórica anticolonialista, que a libertação da Índia poderia ocorrer tanto por meio de um levante da classe trabalhadora na Inglaterra quanto por um movimento auto-emancipatório liderado pelas próprias massas colonizadas. Essa foi uma mudança importante no pensamento de Marx porque, pela primeira vez, ele delineou um cenário que concedia aos povos coloniais a iniciativa da mudança social revolucionária, uma posição que coincide exatamente com a de Jones.

Em 1854, Marx apoiou a organização de base de Jones que levou à criação de uma assembleia nacional de trabalhadores – o chamado Parlamento Trabalhista – em Manchester. Em abril de 1856, ele participou de um banquete realizado para comemorar o quarto aniversário do People’s Paper, no qual fez o discurso de abertura.

Como disse a Engels, seu discurso tinha como objetivo consolidar sua posição como membro e colaborador do movimento cartista. Com o mesmo espírito militante, Marx saiu às ruas no final daquele ano e participou de uma manifestação de apoio ao cartista John Frost, que havia voltado à prisão.

Assim, quando uma revolta anticolonial estava prestes a eclodir na Índia, o ativismo cartista continuou a ocupar um lugar significativo na vida de Marx.

O espectro indiano

Na primavera de 1857, começaram a chegar à Inglaterra notícias de um motim no exército colonial da Índia, liderado por soldados sipaios rebeldes. Imediatamente, Marx e Jones se interessaram pelo fato. O que eles haviam conjecturado em teoria quatro anos antes estava agora se apresentando como uma possibilidade concreta, que eles não hesitaram em aceitar.

Enquanto a imprensa britânica produzia matérias que subestimaram e ridicularizavam os insurgentes, Marx e Jones seguiram um curso de reportagem diferente, mas que convergia. Desde o início, eles se solidarizaram com o sofrimento da população indiana e denunciaram o domínio britânico na colônia, ambos apontando para a inevitabilidade de o motim se transformar em um movimento de libertação nacional mais amplo.

Eles também insistiram na autoatividade e na racionalidade política dos indianos colonizados como o fator decisivo para moldar o curso dos acontecimentos. E Marx, assim como Jones, via a insurreição como um novo espectro que assombrava a Europa, onde poderia causar uma crise que abriria uma oportunidade para uma nova ofensiva dos trabalhadores. “A Índia é agora nosso melhor aliado”, escreveu Marx com entusiasmo a Engels.

Durante o verão e o outono de 1857, Jones abordou e escreveu sobre a insurreição por meio dos argumentos cartistas do retributivismo, ou seja, a ideia importada do messianismo religioso de que a história é conduzida por um processo de justiça imanente pelo qual os erros históricos são retificados por meio de retribuição.

Assim, em 4 de agosto de 1857, ele sustentou que “as iniquidades das nações são sempre visitadas pela retribuição” e que a insurreição indiana era um “exemplo marcante desse equilíbrio compensador na história – essa agência retributiva”, que ele colocou ao lado dos movimentos de libertação na Polônia, Hungria e Itália.

Uma semana depois, Marx escreveu A Revolta Indiana para o Tribune, no qual reconheceu que a insurreição indiana incorporava uma dinâmica social dialética e transformadora comparável àquela pela qual a Europa Ocidental havia passado — uma inversão completa de sua posição inicial em relação ao oriente. Ele observou:

Há algo na história humana como a retribuição; e é uma regra da retribuição histórica que seu instrumento seja forjado não pelo ofendido, mas pelo próprio ofensor. O primeiro golpe desferido contra o monarca francês partiu da nobreza, não dos camponeses. A revolta indiana não começa com os Ryots, torturados, desonrados e despidos pelos britânicos, mas com os Sepoys, vestidos, alimentados, acariciados, engordados e mimados por eles.

É impressionante como a fraseologia de Jones se insinua na prosa de Marx aqui, sugerindo uma marca duradoura do Cartismo em seu pensamento à medida que a insurreição indiana se desenrolava. A revolta anticolonial no outro extremo do império britânico certamente levou Marx a rever sua posição e a integrar o colonialismo em sua concepção materialista da história.

Mas, parece que Marx se inspirou em Jones para dar esse passo adiante, encontrando nos escritos de seu amigo de longa data argumentos que ultrapassavam o antagonismo binário dos países capitalistas centrais, burguesia em relação ao proletariado, para incluir um movimento anticolonial em andamento que estava virando o domínio imperial de cabeça para baixo.

Jones, a essa altura, começou a contemplar a possibilidade de formar uma coalizão eleitoral com o campo burguês-radical para ganhar o direito de voto para os trabalhadores. Marx certamente ficou desapontado com a iniciativa, o que o levou a se separar, embora apenas temporariamente, de Jones em 1858. Essa desilusão, no entanto, foi política e de forma alguma prejudicou a estima de Marx por Jones, o escritor e crítico social, como indica a homologia de seu jornalismo sobre a insurreição indiana.

Em grande parte, os anos 1850 constituíram uma década Cartista para o londrino Marx. Foi uma década em que ele aprendeu com sua parceria com Jones e, de modo mais geral, com sua experiência no movimento cartista.

Ao sair dessa década, Marx pode ter se desencantado com a política de Jones, mas foi transformado intelectualmente. E o mais importante é que, graças a Jones, ele estava firmemente posicionado em um caminho anticolonial que continuaria a moldar seu principal projeto político nos anos seguintes.

Sobre os autores

Thierry Drapeau

é professor de Relações Industriais na Université du Québec en Outaouais, no Canadá. Atualmente, ele está trabalhando em um livro sobre a história atlântica do internacionalismo da classe trabalhadora.

Cierre

Arquivado como

Published in Análise, Europa, Guerra e imperialismo and História

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