Press "Enter" to skip to content
A Primeira Internacional foi fundada neste dia, em 1864.

A Primeira Internacional continua relevante nos dias atuais

[molongui_author_box]
Tradução
Sofia Schurig

A Associação Internacional dos Trabalhadores foi lançada em Londres neste dia, em 1864. Conhecida como a "Primeira Internacional", ela solidificou a solidariedade de classe entre países como um ideal compartilhado e inspirou grande número de pessoas a se organizar contra a exploração capitalista.

Após sua primeira reunião, em 28 de setembro de 1864, a Associação Internacional dos Trabalhadores (mais conhecida como a “Primeira Internacional”) rapidamente despertou paixões por toda a Europa. Ela tornou a solidariedade de classe um ideal compartilhado e inspirou um grande número de mulheres e homens a lutar contra a exploração. Graças à sua atividade, os trabalhadores puderam obter uma compreensão mais clara dos mecanismos do modo de produção capitalista, tornar-se mais conscientes de sua própria força e desenvolver novas formas mais avançadas de luta por seus direitos.

No início, a Internacional era uma organização contendo várias tradições políticas, sendo a maioria reformista em vez de revolucionária. Inicialmente, a força motriz central era o sindicalismo britânico, cujos líderes estavam principalmente interessados em questões econômicas. Eles lutavam para melhorar as condições dos trabalhadores, mas sem questionar o capitalismo. Portanto, concebiam a Internacional principalmente como um instrumento para evitar a importação de trabalhadores estrangeiros em caso de greves.

O segundo grupo mais importante eram os mutualistas, há muito dominantes na França. De acordo com as teorias de Pierre-Joseph Proudhon, eles se opunham à participação da classe trabalhadora na política e à greve como arma de luta.

Em seguida, havia os comunistas que se opunham ao próprio sistema de produção capitalista e argumentavam pela necessidade de derrubá-lo. Em sua fundação, os quadros da Internacional também incluíam um número de trabalhadores inspirados por teorias utópicas e exilados com ideias vagamente democráticas e concepção transcendentais, que consideravam a Internacional como um instrumento para a emissão de apelos gerais para a libertação dos povos oprimidos.

Foi Karl Marx quem deu um propósito claro à Internacional e que alcançou um programa político baseado na classe trabalhadora, não-excludente e que ganhou amplo apoio. Rejeitando o sectarismo, ele trabalhou para unir as várias correntes da Internacional. Marx era a alma política do seu Conselho Geral (o órgão que elaborou uma síntese unificadora das várias tendências e emitiu diretrizes para a organização como um todo). Ele redigiu todas as suas principais resoluções e preparou quase todos os relatórios de seus congressos.

Mas a Internacional era, claro, muito mais do que Marx, brilhante líder que era. Não foi, como muitas vezes foi escrito, a “criação de Marx”. Em vez disso, foi um vasto movimento social e político pela emancipação das classes trabalhadoras. A Internacional foi possibilitada, antes de tudo, pelas lutas do movimento trabalhista na década de 1860. Uma de suas regras básicas — e a distinção fundamental das organizações trabalhistas anteriores — era que “a emancipação das classes trabalhadoras deve ser conquistada pelas próprias classes trabalhadoras”.

Marx era essencial para a Internacional, mas a Internacional teve um impacto muito positivo em Marx também. Seu envolvimento direto nas lutas dos trabalhadores fez com que ele fosse instigado a desenvolver e, por vezes, revisar suas próprias ideias, submetendo antigas certezas a discussão e se fazendo novas perguntas, ao mesmo tempo em que afiava sua crítica ao capitalismo delineando os contornos amplos de uma sociedade comunista.

Teoria e Luta

O final dos anos 1860 e início dos anos 1870 foram um período repleto de conflitos sociais na Europa. Muitos trabalhadores que participaram de ações de protesto decidiram entrar em contato com a Internacional, cuja reputação se espalhou rapidamente. A partir de 1866, as greves se intensificaram em muitos países e formaram o núcleo de uma nova e importante onda de mobilizações. A Internacional foi essencial nas lutas vencidas pelos trabalhadores na França, Bélgica e Suíça. O cenário era o mesmo em muitos desses conflitos: trabalhadores de outros países levantavam fundos em apoio aos grevistas e concordavam em não aceitar trabalhos que os transformariam em mercenários industriais.

Como resultado, os patrões foram forçados a ceder em muitas das demandas dos grevistas. Esses avanços foram apoiados pela difusão de jornais que simpatizavam com as ideias da Internacional ou eram verdadeiros órgãos do Conselho Geral. Ambos contribuíram para o desenvolvimento da consciência de classe e para a rápida circulação de notícias sobre a atividade da Internacional.

Em toda a Europa, a associação desenvolveu uma estrutura organizacional eficiente e aumentou o número de seus membros (150.000 no auge). Apesar das dificuldades relacionadas à diversidade de nacionalidades, idiomas e culturas políticas, a Internacional conseguiu alcançar a unidade e coordenação em uma ampla gama de organizações e lutas espontâneas. Seu maior mérito foi demonstrar a importância crucial da solidariedade de classe e da cooperação internacional.

A Internacional foi o local de alguns dos debates mais famosos do movimento trabalhista, como aquele entre o comunismo e a anarquia. Os congressos da Internacional foram também onde, pela primeira vez, uma grande organização transnacional tomou decisões sobre questões cruciais, que haviam sido discutidas antes de sua fundação, e que posteriormente se tornaram pontos estratégicos nos programas políticos dos movimentos socialistas em todo o mundo. Entre essas estavam a função indispensável dos sindicatos, a socialização da terra e dos meios de produção, a importância de participar das eleições e fazê-lo por meio de partidos independentes da classe trabalhadora, a emancipação das mulheres e a concepção da guerra como um produto inevitável do sistema capitalista.

A Internacional também se espalhou fora da Europa. Do outro lado do Atlântico, imigrantes que haviam chegado nos últimos anos começaram a estabelecer as primeiras seções da Internacional nos Estados Unidos, mas a organização sofreu dois handicaps desde o início que nunca seriam superados. Apesar de repetidos apelos do Conselho Geral em Londres, ela não foi capaz de superar o caráter nacionalista de seus diversos grupos afiliados ou de atrair trabalhadores nascidos no “Novo Mundo”.

Quando as seções alemãs, francesas e tchecas fundaram o Comitê Central da Internacional para a América do Norte, em dezembro de 1870, foi único na história da Internacional por ter apenas membros “nascidos no estrangeiro”. O aspecto mais marcante dessa anomalia foi que a Internacional nos Estados Unidos nunca produziu um órgão de imprensa em língua inglesa. No início dos anos 1870, a Internacional alcançou um total de cinquenta seções com uma filiação combinada de quatro mil, mas isso ainda era apenas uma pequena proporção da força de trabalho industrial americana, que ultrapassava os dois milhões.

Auge e crise

O momento mais significativo da Internacional coincidiu com a Comuna de Paris. Em março de 1871, após o fim da Guerra Franco-Prussiana, os trabalhadores de Paris se levantaram contra o novo governo de Adolphe Thiers e tomaram o poder na cidade. A partir de então, a Internacional estava no centro da tempestade e ganhou uma enorme notoriedade.

Para os capitalistas e a classe média, ela representava uma grande ameaça à ordem estabelecida, enquanto para os trabalhadores alimentava esperanças de um mundo sem exploração e injustiça. O movimento trabalhista tinha uma enorme vitalidade, e isso era evidente por toda parte. Jornais ligados à Internacional aumentaram tanto em número quanto em vendas totais. A insurreição de Paris fortaleceu o movimento dos trabalhadores, impelindo-o a adotar posições mais radicais e intensificar sua militância, e não pela primeira vez, a França mostrou que a revolução era possível, desta vez com o objetivo de construir novas formas de associação política para os trabalhadores.

O próximo passo, como afirmou Marx, foi entender que “o movimento econômico da classe trabalhadora e sua ação política estão indissoluvelmente unidos”. Isso levou a Internacional, na Conferência de Londres de 1871, a pressionar pela fundação de um instrumento-chave do movimento moderno dos trabalhadores: o partido político — embora deva ser enfatizado que a compreensão disso era muito mais ampla do que a adotada pelas organizações comunistas após a Revolução de Outubro.

Quando a Internacional se dissolveu após o Congresso de Haia de 1872, era uma organização muito diferente do que havia sido em sua fundação: os reformistas já não constituíam a maior parte, e o anticapitalismo se tornara a posição política de toda a associação (incluindo novas tendências como os anarquistas liderados por Mikhail Bakunin). A imagem mais ampla também era radicalmente diferente. A unificação da Alemanha em 1871 confirmou o início de uma nova era, com o Estado-nação como a forma central de identidade política, legal e territorial.

A configuração inicial da Internacional, assim, tornou-se obsoleta, assim como sua missão original chegou ao fim. A tarefa não era mais preparar e organizar o apoio em toda a Europa para greves, nem convocar congressos proclamando a utilidade dos sindicatos ou a necessidade de socializar a terra e os meios de produção. Tais temas agora faziam parte do patrimônio coletivo da Internacional. Após a Comuna de Paris, o desafio real para o movimento dos trabalhadores era como se organizar para acabar com o modo de produção capitalista e derrubar as instituições do mundo burguês.

Nosso internacionalismo

O 156º aniversário da Primeira Internacional ocorre em um contexto muito diferente. Um abismo separa as esperanças daquela época da desconfiança tão característica da nossa, o espírito antissistêmico e a solidariedade da era da Internacional do subordinacionismo ideológico e do individualismo de um mundo remodelado pela competição neoliberal e pela privatização.

O mundo do trabalho sofreu uma derrota épica, e a esquerda ainda está no meio de uma profunda crise. Após décadas de políticas neoliberais, retornamos a um sistema exploratório, semelhante ao do século XIX. As “reformas” do mercado de trabalho — um termo agora desprovido de seu significado progressista original — introduziram cada vez mais “flexibilidade” a cada ano que passa, criando desigualdades mais profundas. Outras mudanças políticas e econômicas importantes se sucederam, após o colapso do bloco soviético. Entre elas, houve as mudanças sociais geradas pela globalização, os desastres ecológicos produzidos pelo atual modo de produção, a crescente lacuna entre os poucos exploradores ricos e a imensa maioria empobrecida, uma das maiores crises econômicas do capitalismo (a que eclodiu em 2008) na história, os ventos impetuosos da guerra, do racismo e do chauvinismo, e, mais recentemente, a pandemia de COVID-19.

Em um contexto como este, a solidariedade de classe é mais indispensável do que nunca. Foi o próprio Marx quem enfatizou que o confronto entre os trabalhadores — incluindo entre os trabalhadores locais e imigrantes (que são discriminados, aliás) — é um elemento essencial da dominação das classes dominantes. Certamente, novas formas de organizar o conflito social, partidos políticos e sindicatos devem ser inventadas, pois não podemos reproduzir os esquemas usados há 150 anos. Mas a antiga lição da Internacional de que os trabalhadores são derrotados se não organizam uma frente comum dos explorados ainda é válida. Sem isso, nosso único horizonte é uma guerra entre os pobres e uma competição desenfreada entre indivíduos.

O barbarismo da ordem mundial de hoje impõe ao movimento contemporâneo dos trabalhadores a necessidade urgente de se reorganizar com base em duas características-chave da Internacional: a multiplicidade de sua estrutura e o radicalismo em seus objetivos. Os objetivos da organização fundada em Londres em 1864 são hoje mais oportunos do que nunca. Para enfrentar os desafios do presente, no entanto, a nova Internacional não pode evitar os dois requisitos de pluralismo e anticapitalismo.

Sobre os autores

é professor associado de Teoria Sociológica na Universidade de York (Toronto) e autor de vários livros, incluindo Another Marx: Early Manuscripts to the International (Bloomsbury, 2018).

Cierre

Arquivado como

Published in Análise, Europa, História and Ideologia

DIGITE SEU E-MAIL PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

2023 © - JacobinBrasil. Desenvolvido & Mantido por PopSolutions.Co
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux