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O acerto de contas da Alemanha com o Holocausto é amplamente considerado como um modelo de responsabilidade histórica, mas o país tem se mostrado muito menos disposto a confrontar seu passado colonial na África.

A Alemanha precisa enfrentar os horrores de seu passado colonial na África

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Tradução
Gercyane Oliveira

O acerto de contas da Alemanha com o Holocausto é amplamente considerado como um modelo de responsabilidade histórica, mas o país tem se mostrado muito menos disposto a confrontar seu passado colonial na África.

A Alemanha é frequentemente elogiada como líder internacional em memória. O “modelo alemão” ganhou reconhecimento internacional como um caminho exemplar para a responsabilização histórica pelos crimes do Holocausto nazista. E, no entanto, um país que fez muitos ajustes de contas com um período traumático de seu passado falhou amplamente em confrontar outra história dolorosa – o legado do colonialismo alemão. Várias tentativas de lidar com esse ponto cego histórico, seja por defensores das vítimas, iniciativas de cidadãos ou grupos parlamentares, há muito tempo são recebidas com promessas vazias, silêncio ou rejeição total.

Com a recente onda de protestos por justiça racial após o assassinato de George Floyd, ficou claro mais uma vez como as formas atuais de racismo estão profundamente enraizadas, decorrentes de uma longa história de violência racializada. E a Alemanha está longe de ser inocente nesse aspecto. As negociações sobre reparações pelos crimes coloniais do país mostram como o fracasso em reparar os danos do passado continua causando dor e trauma no presente.

A história do genocídio

Embora o Império Alemão tenha tido vida relativamente curta, seus comandantes cometeram atos de violência indescritíveis. Na antiga colônia do Sudoeste da África Alemã – atual Namíbia – as tropas coloniais cometeram o primeiro genocídio do século XX contra os povos Ovaherero e Nama.

A partir de 1884, eles se apoderaram de grandes extensões das terras e dos animais animais e submeteram homens, mulheres e crianças a trabalhos forçados e outras formas de punição. Quando, em 1904, os Ovaherero resistiram, as forças alemãs reprimiram brutalmente a revolta e, logo em seguida, emitiram uma ordem de extermínio. De acordo com a Ordem Imperial 3737, “Todo Herero encontrado dentro da fronteira alemã, com ou sem arma ou gado, será fuzilado”.

Além desses assassinatos, um telegrama enviado da Chancelaria Imperial em janeiro de 1905 registra o primeiro uso de campos de concentração. Prenunciando os crimes do Holocausto nazista, os Konzentrationslager foram criados para causar “morte por exaustão”, por meio de fome, trabalho forçado, desnutrição, violência sexual, experimentos médicos e doenças.

Esse “genocídio registrado por ordem escrita”, como foi denominado por Veraa Barnabas Katuuo, fundador da Associação de Genocídio Ovaherero nos EUA, deixou 65.000 Ovaherero mortos em 1908. Táticas semelhantes foram usadas contra os Nama quando eles se opuseram ao domínio colonial, resultando em 10.000 mortes.

Há muito tempo, representantes dos Ovaherero e dos Nama solicitam um reconhecimento formal e um pedido de desculpas da Alemanha por esses crimes contra a humanidade. Até o momento, a Alemanha recusou ambos – em vez disso, pediu “perdão pelo ocorrido”.

Embora o Relatório Whitaker das Nações Unidas de 1985 tenha considerado oficialmente o massacre contra os Ovaherero e os Nama como um “genocídio”, a Alemanha aceitou esse fato somente em 2016 – e com uma aviso importante. O Ministério Federal das Relações Exteriores argumentou que não era possível codificar legalmente o crime de “genocídio” para eventos que haviam ocorrido antes do Holocausto. Ainda hoje, o governo alemão insiste que seu uso do termo genocídio no contexto da Namíbia é estritamente “político-moral” e não judicial.

Embora esse tipo de manobra política tenha permitido à Alemanha evitar a responsabilidade por reparações, o país entrou em negociações bilaterais com o governo da Namíbia em 2015. Agora, cinco anos depois, a Alemanha está, pela primeira vez, preparada para oferecer pagamentos de reparação, esperando assim resolver a questão de uma vez por todas.

No entanto, os Ovaherero e os Nama, que originalmente solicitaram as consultas intergovernamentais, continuam céticos. Como o governo da Namíbia, sob o comando do partido SWAPO, que é dominado pelos Ovambo – um grupo étnico não afetado pelo genocídio – controla as negociações e quaisquer pagamentos resultantes, os Ovaherero e os Nama foram efetivamente excluídos do processo.

Desafio legal

Diante desse impasse, eles agora estão depositando suas esperanças em um processo de ação coletiva. Como representante nomeado do povo Ovaherero nos Estados Unidos, o Sr. Katuuo entrou com a ação juntamente com o chefe supremo dos Ovaherero, Vekuii Rukoro, e o chefe Nama, David Frederick, como os principais demandantes perante o Tribunal Federal dos EUA na cidade de Nova York em 2017. O fato de um tribunal dos EUA ter jurisdição sobre o assunto não é um simples detalhe técnico judicial, mas deve-se a um evento histórico específico que manifesta a longevidade das práticas coloniais e da violência racializada. Pois é nos EUA – no Museu Americano de História Natural (AMNH), na cidade de Nova York – que estão guardados os restos mortais de pelo menos duas vítimas do genocídio alemão na Namíbia.

Quando o Sr. Katuuo finalmente teve acesso aos arquivos do AMNH em 2017, ele tirou fotos dos dois crânios com números de inventário escritos à mão e o rótulo “Herero”. A tinta preta no osso pálido corre ao lado de marcas de raspagem evidentes. Os oficiais coloniais, que haviam coletado as cabeças decepadas dos mortos, forçaram as mulheres Ovaherero a ferver os crânios e raspar a carne restante usando cacos de vidro. Um tenente alemão, Graf Schweinitz, que testemunhou esses crimes, escreveu que o “cozimento dos mortos e os gritos violentos de insanidade ecoarão para sempre no silêncio sagrado da eternidade”.

Os crânios chegaram aos Estados Unidos por meio de vários desvios. Após o primeiro “processamento”, eles foram enviados para a Alemanha para estudos antropogênicos. Em 1906, a maioria deles foi adicionada à coleção do antropólogo austríaco Felix von Luschan, membro da Sociedade Alemã de Higiene Racial e o infame inventor da “escala von Luschan”, uma escala cromática usada para classificações raciais com base na cor da pele. Embora a coleção pública de von Luschan – um total de 6.300 crânios, dos quais apenas 800 foram repatriados para a Namíbia – ainda esteja guardada em Berlim, sua esposa vendeu toda a coleção particular para o AMNH após sua morte em 1924. A compra efetivamente dobrou o acervo de antropologia física do museu.

Os dois crânios rotulados como “Herero”, que foram levados pela Alemanha em violação à lei internacional há mais de um século, agora foram apresentados como prova no processo movido pelos Ovaherero e Nama. Para o Sr. Katuuo, é certo que os restos mortais de seus ancestrais precisam ser repatriados para a Namíbia, onde poderão ser enterrados adequadamente ou exibidos em uma exposição que ensine as pessoas sobre a história do genocídio. Manter os ossos onde estão, guardados em caixas de papelão no porão de um museu, seria apenas prolongar a história vil da “coleta” colonial.

Mas a repatriação de restos humanos é apenas uma etapa em um longo processo rumo à justiça. Como descendentes das vítimas de genocídio e representantes legítimos de todos os povos Ovaherero e Nama – não apenas na Namíbia, mas em Botsuana, na África do Sul e em todo o mundo – o chefe supremo dos Ovaherero e a liderança tradicional Nama também exigem que lhes seja concedido um lugar na mesa de negociações. Como diz o Dr. Ngondi Kamatuka, presidente da Associação do Genocídio Ovaherero nos EUA, apoiar a busca de seu povo, incluindo-o nas conversas entre a Namíbia e a Alemanha, significa “estar do lado certo da história”.

Justiça de transição

Os autores da ação também querem que o governo alemão resolva os “danos incalculáveis” que a violência colonial causou aos povos Ovaherero e Nama. Crucialmente, isso vai além do pagamento de indenizações e se baseia em conceitos de justiça transicional.

Um caminho a seguir, sugerem, seria a redistribuição de terras agrícolas na Namíbia. Isso resolveria o fato de que a diminuição do poder político dos Ovaherero e Nama desde o colonialismo alemão é, em parte, resultado da apropriação de terras coloniais. Antes da chegada dos alemães, a maior parte das terras agrícolas da Namíbia era de propriedade comunal dos nômades Ovaherero, e os colonizadores tinham o direito contratual de se estabelecer em áreas limitadas. No entanto, eles logo romperam esses contratos e se apoderaram ilegalmente de mais de 25% das terras, que também eram os pastos mais férteis para o gado.

Em 1990, quando a Namíbia conquistou a independência, metade das terras agrícolas do país era de propriedade de apenas 0,2% da população, a maioria deles fazendeiros brancos. Para os Ovaherero e Nama, uma reforma agrária que corrija esse desequilíbrio para garantir o bem-estar econômico de seu povo é vital. Ao contrário da Lei de Reforma Agrária do governo da SWAPO de 1995, que favorece o povo de Ovambo nos processos de reassentamento, eles querem que uma boa parte das terras ancestrais seja transferida para os Ovaherero e Nama. O sucesso da ação coletiva em Nova York, que exige “a devolução dos bens e propriedades que foram saqueados e confiscados”, é essencial aqui.

No entanto, a resolução do caso está agora no ar. Em março de 2019, a juíza distrital dos EUA Laura Taylor Swinn decidiu que a Alemanha estava imune às reivindicações dos Ovaherero e Nama. Mas os autores da ação não estão dispostos a desistir e, desde então, entraram com um recurso no Tribunal de Apelações do Segundo Circuito dos EUA. Embora a pandemia do coronavírus tenha tornado o cronograma dos processos judiciais menos previsível, espera-se que o processo continue este ano.

E o Sr. Katuuo vê motivos para ter esperança. Ele ressalta que, no passado, os Ovaherero e os Nama receberam muito apoio do povo alemão – tanto de indivíduos quanto de organizações como a iniciativa cidadã Berlin Postkolonial e.V., que ele considera fundamental para mover o governo alemão na direção certa.

Além disso, em sintonia com os apelos por justiça racial nos Estados Unidos e em outros lugares, muitos alemães estão mudando a conversa sobre o racismo contemporâneo para abordar não apenas os danos individuais, mas também expor as dimensões institucionalizadas do racismo. E há um entendimento cada vez maior de que, para acabar com o racismo estrutural, a Alemanha também precisa enfrentar sua história de violência racial do passado. Os pagamentos de indenizações estão no centro desse processo. No dia 20 de junho, a Associação de Líderes Tradicionais Nama e a Autoridade Tradicional Herero na República da Namíbia emitiram uma declaração conjunta à imprensa, na qual expressaram seu apoio ao movimento global de reparações. Eles também pedem a remoção e a proibição de todos os símbolos coloniais na Namíbia e expressam sua “solidariedade irrestrita” aos protestos do Black Lives Matter.

Isso não apenas destaca o fato de que o colonialismo incorreu em uma dívida material e moral. Também mostra que a prática do governo alemão de excluir os descendentes das vítimas da mesa de negociações aprofundou a injustiça racial no presente.

Sobre os autores

Maresi Starzmann

é pesquisadora do programa Remodelando o Ministério Público do Instituto Vera de Justiça.

Cierre

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Published in Análise, Europa, Guerra e imperialismo and História

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