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James Baldwin no sul da França em novembro de 1979. (Ralph Gatti / Getty Images)

O socialismo de James Baldwin

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Tradução
Sofia Schurig

James Baldwin passou de defender a política radical na adolescência para repudiar a política socialista como doutrinária. Mas, no final de sua vida, inspirado pelo radicalismo dos Panteras Negras, Baldwin estava novamente pronto para se proclamar socialista.

No início da década de 1940, James Baldwin estava na adolescência e morando em Nova York quando se juntou à Liga Socialista dos Jovens, um ramo do Partido Socialista da América. Sua primeira incursão na vida política formal seguiu anos de atividade informal, incluindo agitação pública. “Aos treze anos, eu fui um companheiro de viagem convicto”, escreveu Baldwin em seu livro de memórias políticas, No Name in the Street.

“Eu marchei em um desfile de Primeiro de Maio, carregando faixas, gritando, East Side, West Side, em toda a cidade, queremos que os latifundiários derrubem as favelas!” A atração de Baldwin pela política de esquerda era prática, com base em sua experiência de crescer nos cortiços do Harlem. “Eu não sabia nada sobre comunismo”, escreveu ele, “mas sabia muito sobre favelas”.

A autoconcepção de Baldwin como um socialista em ascensão estava muito longe de como ele mais tarde descreveria sua relação com a esquerda. “Minha vida na esquerda não tem absolutamente nenhum interesse”, escreveu ele na introdução de O Preço do Bilhete, uma coleção de suas obras de não-ficção. “Não durou muito. Foi útil porque aprendi que talvez seja impossível doutrinar-me.”

O que aconteceu? Lendo os escritos de Baldwin, fica claro que foi a incapacidade percebida do socialismo contemporâneo de lidar com a questão racial que o afastou do movimento, levando o agitador outrora inspirado a ridicularizar a política de esquerda como mera doutrinação. Baldwin acabaria por regressar ao socialismo — mas o regresso a casa demoraria trinta anos e exigiria o advento de uma nova forma de política de esquerda, encarnada nos Panteras Negras.

“As vítimas do mundo”

Nascido em Nova York, em 2 de agosto de 1924, Baldwin cresceu em um Harlem que estava se tornando um centro da vida cultural negra. A Grande Migração de Afro-Americanos fugindo do Jim Crow para cidades do Norte como Nova York havia começado na década anterior, preparando o terreno para o Renascimento do Harlem.

Esse florescimento da arte e da cultura afro-americanas foi interrompido pela Grande Depressão, que mergulhou o bairro na pobreza e prejudicou a infância de Baldwin. Quando menino, ele passava grande parte de seu tempo cuidando de seus oito irmãos mais novos, enquanto sua mãe limpava as casas de mulheres ricas e seu padrasto pregava para um rebanho decrescente de congregados batistas.

O escritor e ativista dos direitos civis norte-americano James Baldwin (1924-1987). (Townsend / Getty Images)

A introdução de Baldwin ao socialismo provavelmente veio de um professor branco, Orilla “Bill” Miller, que também apoiou suas primeiras inclinações literárias. Em The Devil Find Work, seu livro de memórias e crítica de cinema, Baldwin credita a Miller “sugerir-me até que ponto os arranjos sociais e econômicos do mundo são responsáveis pelas (e para) as vítimas do mundo”.

Miller não apenas se interessou ativamente pela educação literária e política de Baldwin, mas visou defender todos os seus alunos contra as depredações de uma sociedade racista e capitalista, incluindo seus proprietários, donos de lojas e até mesmo a polícia — todos os quais, observa Baldwin, odiavam Miller por sua agitação. le se lembra de um episódio com gosto, quando Miller levou seus alunos (presumivelmente negros) a uma delegacia de polícia para tomar sorvete (presumivelmente reservado para crianças brancas). Miller se recusou a recuar para os policiais brancos, que acabaram cedendo e entregaram a sobremesa.E

A experiência pessoal de Baldwin com a pobreza foi desencadeada por Miller, inspirando-o a se tornar ativo na política. Embora não haja registro da participação de Baldwin na Liga Socialista dos Jovens, seus escritos contêm referências às suas atividades políticas da época. Além do já mencionado desfile do Primeiro de Maio, onde denunciou proprietários e seus cortiços, Baldwin ajudou a organizar greves de aluguel com seu melhor amigo, outro jovem socialista negro chamado Eugene Worth. Baldwin descreve Worth como um crente muito mais fervoroso do que ele mesmo. Apaixonado por uma colega socialista que era branca, mas rejeitada por sua família, Worth pulou para a morte da Ponte George Washington em 1946.

“Oportunidades horríveis”

Se foi um apelo à pobreza que atraiu Baldwin para o socialismo, foi a marginalização da luta contra o racismo americano que o afastou — mais evidentemente na estratégia da Frente Popular da Internacional Comunista.

Após o fracasso em estancar o fascismo na Europa, a Internacional Comunista começou a defender uma coalizão antifascista de esquerdistas e liberais em 1935. Como parte dessa estratégia, as organizações apoiadas pelos comunistas nos Estados Unidos foram orientadas a abandonar seus esforços antirracistas em favor de apoiar a guerra a todo custo — uma decisão que deixou os radicais negros justificadamente amargos.

De repente, a alegação de que os comunistas tinham segundas intenções ao agitar entre trabalhadores negros ou apoiar réus negros acusados injustamente, como os Scottsboro Boys, parecia ter mérito. Foi assim que Baldwin descreveria a reviravolta décadas depois, em um discurso de 1960 intitulado Papel do escritor na América (reimpresso como “Notas para um romance hipotético” em Ninguém sabe meu nome), onde insistiu que o caso Scottsboro deu “oportunidades hediondas ao Partido Comunista”. Embora a Frente Popular tenha sido acima de tudo um esforço comunista, muitos outros socialistas também apoiaram a estratégia, provocando a ira de Baldwin.

No entanto, apesar de ocasionalmente se descrever como anticomunista, Baldwin nunca apoiou o macartismo ou qualquer outro episódio americano de histeria da Guerra Fria. Em seu livro No Name in the Street, ele descreve o retorno a Nova York em 1952, depois de quatro anos em Paris, para encontrar uma cidade “em que quase todos corriam sem graça para se abrigar, em que amigos entregavam seus amigos aos lobos e justificavam sua traição com discursos eruditos (e tomos tremendos) sobre a traição da Internacional Comunista”.

Em vez de levá-lo para os braços dos anticomunistas, o macartismo apenas deu a Baldwin uma prévia da hipocrisia liberal com a qual ele se familiarizaria durante o auge do Movimento dos Direitos Civis:

O pretexto para tudo isso, é claro, era a necessidade de “conter” o comunismo, que, eles me informaram sem pestanejar, era uma ameaça ao mundo “livre”. Eu não disse até que ponto esse mundo livre me ameaçava, e milhões como eu. Mas eu me perguntava como a justificativa da tirania descarada e irracional, em qualquer nível, poderia operar no interesse da liberdade, e me perguntava que urgências interiores e não ditas dessas pessoas tornavam necessária uma ilusão tão completamente pouco atraente.

Após a Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962, quando a guerra nuclear dos Estados Unidos quase desencadeou uma guerra nuclear, Baldwin criticou os Estados Unidos por sua incessante ofensiva e defendeu o direito dos povos à autodeterminação. No ano seguinte, Baldwin fez um discurso intitulado “The Negro Child — His Self-Image” (reimpresso como “A Talk to Teachers”), onde argumentou que os Estados Unidos estão “desesperadamente ameaçados, não por Kruschev, mas por dentro”, referindo-se ao fracasso do país em atender às demandas do Movimento dos Direitos Civis. Baldwin comparou os delírios da supremacia branca aos delírios do anticomunismo:

É o homem branco americano que há muito perdeu o controle da realidade. tendo criado esse mito sobre pessoas não-brancas, e o mito sobre a sua própria história, criou mitos sobre o mundo de modo que, por exemplo, ficou espantado que algumas pessoas pudessem preferir Castro, espantado por haver pessoas no mundo que não se escondem quando ouvem a palavra “comunismo”, espantado que o comunismo é uma das realidades do século XX que não vamos superar fingindo que não existe.

Socialismo Ianque Doodle

Embora Baldwin não fosse vítima da histriônica do macartismo, levaria vários anos para que ele voltasse a abraçar a política socialista. E foi preciso que os Panteras Negras, que fundiram o anticapitalismo com uma forma distinta de antirracismo, o puxassem de volta para o rebanho. O apoio de James Baldwin aos Panteras, após seu envolvimento mais direto no Movimento dos Direitos Civis, lhe rendeu impressionantes 1.884 páginas em seu arquivo do FBI.

Fundado por Huey Newton e Bobby Seale em 1966, o Partido dos Panteras Negras pressionou pela autodefesa armada dos afro-americanos, particularmente contra a polícia, bem como por programas imediatos de ajuda mútua, reformas radicais e autodeterminação negra. Enquanto comenta sobre o partido, Baldwin se concentra nas patrulhas policiais armadas do partido e na resposta implacável do estado. Mas ele também descreve — e se identifica com — os objetivos socialistas do partido:

Huey acredita, e eu também, na necessidade de estabelecer uma forma de socialismo neste país — o que Bobby Seale provavelmente chamaria de “socialismo à moda Ianque Doodle”. Isso significa um socialismo nativo, moldado e voltado para as necessidades reais do povo americano. Essa não é uma posição doutrinária, apesar de os Panteras parecerem glorificar Mao, Che ou Fanon. A necessidade de uma forma de socialismo baseia-se na observação de que os arranjos econômicos atuais do mundo condenam a maior parte do mundo à miséria; que o modo de vida ditado por esses arranjos é estéril e imoral; e, finalmente, que não há esperança de paz no mundo enquanto esses arranjos prevalecerem.

Em 1970, Baldwin já havia se estabelecido no sul da França, onde sucumbiria ao câncer de estômago em 1987, deixando-o a meio mundo de distância e com relativamente pouco tempo para fazer o que podia com esse socialismo recém-descoberto. Ele já havia passado pelo Movimento dos Direitos Civis, conhecendo, apoiando e elogiando Martin Luther King Jr, Malcolm X e Medgar Evers.

Baldwin agora adotou uma postura semelhante, defendendo os Panteras Negras, pois eles foram sistematicamente presos (Newton em 1967, Seale em 68, Eldridge Cleaver em 68, Angela Davis em 70) ou mortos (Bobby Hutton em 68, Fred Hampton em 69) pelo Estado. Em 1968, ele organizou uma festa de aniversário organizada pelos Panteras Negras para o então encarcerado Newton, que atraiu milhares de apoiadores. Em 1970, ele também escreveu uma carta aberta, publicada na New York Review of Books, para a então presa Davis, escrevendo: “Devemos lutar por sua vida como se fosse nossa”. Seu apoio aos Panthers, após seu envolvimento mais direto no Movimento dos Direitos Civis, rendeu a Baldwin impressionantes 1.884 páginas em seu arquivo do FBI.

Em 1972, Baldwin foi questionado se os Estados Unidos algum dia se tornariam socialistas. Sua resposta deixou claro o profundo impacto que os Panteras tiveram sobre ele, bem como a marca particular da política socialista que ele agora defendia:

Você precisa ter muito cuidado com o que quer dizer quando se refere ao socialismo. Ao usar essa palavra, não estou pensando em Lênin, por exemplo, e não tenho nenhum modelo europeu em mente. Bobby Seale fala de um socialismo do tipo “Ianque Doodle”, e eu entendo o que ele quer dizer com isso. Trata-se de um socialismo criado a partir das necessidades genuínas do povo local, um socialismo autêntico para a América. Portanto, se e quando alcançarmos o socialismo neste país — e acredito que é mais apropriado dizer “quando” em vez de “se” — será um socialismo muito diferente do socialismo chinês ou cubano… O preço de qualquer socialismo verdadeiro aqui é a erradicação do que chamamos de problema racial.

Sobre os autores

é um escritor e editor cujo trabalho apareceu na Newsweek, no Guardian, na Al Jazeera e em outros lugares.

Cierre

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Published in América do Norte, Análise, História and Política

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