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Os escritórios da inovadora gravadora estatal do governo de Unidade Popular, Industry de Radio y Televisión. (Pablo Castro Zamorano)

Ouça a trilha sonora do Chile de Salvador Allende

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Tradução
Gercyane Oliveira

Durante anos, a história do governo da Unidade Popular do Chile, sob o comando de Salvador Allende, só pôde ser conhecida por meio de fotografias e documentos escritos. Graças a uma nova pesquisa, a música envolvente e politicamente engajada que ele ajudou a produzir está sendo ouvida online ainda hoje.

UMA ENTREVISTA DE

Nicolas Allen

Esta semana marca o 50º aniversário do golpe de Augusto Pinochet no Chile e o trágico fim do governo da Unidade Popular de Salvador Allende. É um momento para relembrar, mas também é uma oportunidade para explorar episódios menos conhecidos do experimento de mil dias de governança social-democrata no Chile.

Um desses episódios, que agora vem à tona, diz respeito aos esforços de Allende para nacionalizar a indústria cultural do Chile e criar uma sociedade de consumidores democrática e inovadora. Por exemplo, vários estudos importantes recuperaram a história da Editora Nacional Quimantú. Nacionalizada pelo governo da Unidade Popular, essa editora estatal tinha como objetivo produzir edições baratas de grandes obras literárias e intelectuais globais, com o objetivo final de integrá-las ao patrimônio cultural mais amplo da classe trabalhadora.

Um dos projetos mais ambiciosos do governo da Unidade Popular centrou-se na nacionalização da RCA, a multinacional americana de bens de consumo eletrônicos. Ao comprar o controle acionário da empresa, Allende acreditava que a empresa – rebatizada de Industry de Radio y Televisión (IRT) – poderia fabricar “rádios e TVs socialistas”. Aproveitando os benefícios da tecnologia moderna, acreditava-se que essas tecnologias modernas de consumo – semelhantes ao famoso projeto Cybersyn – poderiam ajudar a integrar a sociedade em um projeto nacional holístico, diferente do individualismo burguês do capitalismo de consumo.

De longe, o aspecto menos estudado do IRT foi a gravadora estatal de mesmo nome. Herdados da divisão de discos da RCA-Victor Chilean, os estúdios do IRT produziram e distribuíram algumas das músicas mais vibrantes e politicamente engajadas do período. No entanto, por muito tempo, não houve praticamente nenhuma pesquisa histórica sobre os esforços da Unidade Popular para levar músicas novas e antigas para as massas.

O designer e artista Pablo Castro Zamorano se propôs a mudar isso com o site “El Disco es Cultura”. A rádio on-line está atualmente no ar, tocando toda a discografia do IRT sem parar para os ouvintes. Há apenas um problema: o projeto artístico será encerrado em 11 de setembro, o dia do golpe.

Nicolas Allen, da Jacobin, conversou com Castro Zamorano para saber o que o inspirou a criar o site e entender o porquê da importância de não apenas ver e ler, mas também ouvir a história do governo da Unidade Popular.

Clique aqui para ouvir “El Disco es Cultura“.


El Disco Es Cultura

NICOLAS ALLEN

Como surgiu a ideia para esse projeto?

PABLO CASTRO ZAMORANO

Como designer, sempre tentei pensar em minha profissão em relação à política e ao movimento social. Como este ano é o 50º aniversário do golpe militar, senti que era necessário fazer algo especialmente impactante e percebi que poderia usar essa conexão muito próxima, Tenho uma conexão quase genética com a IRT, que foi a gravadora nacionalizada pelo governo da Unidade Popular.

Meu pai trabalhou na gravadora e, por isso, ele me forneceu informações e está me ajudando a contar a história. No entanto, esse projeto comemorativo de 50 anos, conhecido como El Disco Es Cultura, está realmente centrado na música que foi gravada pela IRT, e não na história por trás da gravadora.

Meu pai era chefe de promoção da gravadora e conseguiu me colocar em contato com pessoas que me ajudaram a completar o catálogo completo da IRT e, com esses discos – alguns raros, outros relativamente acessíveis -, criei a rádio online, que transmite a discografia completa.

NA

Se alguém entrar no site, o que pode esperar ouvir?

PCZ

Novamente, ele tem o formato de uma rádio online. Então, você aperta o play e começa a ouvir a música que foi lançada pelo IRT entre 1971 e 1973. Há cerca de 22 horas ininterruptas de música para ouvir. O objetivo é ter o formato de uma rádio real daquela época – como se você estivesse ouvindo rádio durante os anos da Unidade Popular.

Acho que um ouvinte de hoje ficará surpreso ao ouvir os sons daquela época. Com frequência, nosso acesso ao passado se dá por meio dos olhos, e presumimos que as fotos são a melhor documentação do que estava acontecendo. Esse projeto tem como objetivo mostrar como era o som daquela época no Chile.

Por exemplo, é possível ouvir Fidel Castro e Salvador Allende sendo entrevistados juntos por um jornalista chileno, compartilhando ideias diferentes sobre a revolução. Mesmo que as palavras dessa entrevista estejam amplamente disponíveis, suas vozes e o som ao redor deles são notáveis. Parece que a entrevista foi gravada em um grande pátio ou em um grande parque, pois é possível ouvir pássaros cantando e crianças brincando ao fundo. Tem uma qualidade notável e edênica.

NA

E o slogan do IRT que você adotou para o site, “El disco es cultura”? Qual foi o significado de dizer “discos são cultura”?

PCZ

Essa frase estava impressa em todos os discos do Chile naquela época, geralmente na contracapa. A ideia é bastante transparente: o disco físico real não é apenas um objeto de consumo descartável para dançar ou ouvir; é também um importante artefato cultural. Essa ideia estava muito presente durante o IRT. Mas também não era exclusiva do IRT. Vi essa mesma frase impressa em discos mexicanos, peruanos e argentinos da década de 1970. Parece ter sido um sentimento global.

NA

Uma olhada no catálogo mostra que a gravadora estava gravando alguns dos maiores nomes do rock latino-americano, como Los Jaivas. Havia uma visão estética comum?

PCZ

Esse é de fato um tópico muito interessante. Um dos detalhes mais marcantes sobre a IRT era o fato de ela ser tão ampla em termos de estilo, especialmente se a compararmos com a gravadora DICAP, associada ao Partido Comunista chileno, que produzia principalmente música de protesto.

Um disco de cumbia produzido pela TRI. (Pablo Castro Zamorano)

O IRT lançou música tropical, música infantil, cumbia e muito mais – há até um álbum de música experimental de computador. O catálogo do IRT era extremamente diversificado, e você pode ouvir isso na rádio online: você ouvirá um discurso político, depois cumbia, depois rock psicodélico ou funk, e música eletrônica ainda mais experimental. Toda essa música prosperou no IRT durante o governo da Unidade Popular. Julio Numhauser, famoso músico associado aos grupos Quilapayún e Amerindios, foi o diretor artístico por trás dessa visão musical.

Cultura para o povo

NA

E quanto à visão política do IRT? Havia um sentimento geral da importância da preservação do patrimônio musical do Chile ou talvez da expansão desse patrimônio por meio da exploração de novas formas artísticas?

PCZ

Sob o governo da Unidade Popular, várias empresas importantes foram nacionalizadas para o benefício do povo. E muitas delas, como a famosa editora Quimantú, eram de natureza cultural. A ideia era que os livros deixassem de ser um objeto de consumo da elite. O mesmo aconteceu com o IRT: os discos poderiam ser apreciados nos lares da classe trabalhadora sem a conotação de serem conhecedores de música ou colecionadores ricos.

Um desenho da TRI representando um indígena chileno. (Pablo Castro Zamorano)

Antes disso, a maioria dos discos era importada, e o preço da maioria deles os colocava fora do alcance dos consumidores populares. A ideia era criar um setor nacional de discos para consumo doméstico. A produção nacional de discos também era vital para o projeto da Unidade Popular de nacionalizar as estações de rádio, que antes eram dominadas pela música em inglês.

NA

Seu pai compartilhou alguma história com você sobre o processo de nacionalização da RCA-Victor?

PCZ

Na verdade, meu pai estava trabalhando na RCA quando a empresa foi nacionalizada. Ele continuou trabalhando lá. Na verdade, ele tentou pedir demissão, mas eles não aceitaram e disseram: “Você tem que continuar trabalhando aqui e nos ajudar a lançar a IRT”.

É claro que havia uma relação muito direta na IRT entre os músicos, os engenheiros de som e meu pai, que era o chefe de promoção. Quando os Los Jaivas voltaram do exílio, meu pai foi convidado para o primeiro show deles, porque ele era uma pessoa que fazia parte da comunidade.

Nesse sentido, o IRT era típico dos projetos formados pelo governo da Unidade Popular, em que havia uma relação mais horizontal dentro de uma empresa ou empreendimento. Como chefe de promoção, o trabalho do meu pai era sair e sentar-se em uma boate, esperando por horas até que o DJ tocasse Los Jaivas “Todos Juntos”. Com sua longa introdução de bateria e instrumentação incomum, ela se tornou um sucesso improvável, em parte devido ao seu trabalho com a IRT.

NA

Seu pai era militante antes da experiência?

PCZ

Ele nunca foi membro de nenhum partido. Mas sempre teve um forte senso de justiça social e interesses de classe. Embora nunca tenha sido exilado, ele perdeu o emprego na IRT imediatamente após o 11 de setembro, assim como todos os outros envolvidos no projeto. Havia todos os tipos de projetos de gravação em andamento que foram interrompidos repentinamente.

Sob o governo de Unidade Popular, várias empresas-chave foram nacionalizadas em benefício do povo. E muitas delas, como a famosa editora Quimantú, eram de natureza cultural.

Supostamente, Víctor Jara estava trabalhando em um novo álbum para o IRT, que nunca foi gravado. Tive uma infância relativamente tranquila e não tinha ideia de que vivia em um país sob uma ditadura até a adolescência e o início da educação básica.

Uma capa de disco IRT nas cores nacionais do Chile. (Pablo Castro Zamorano)

Durante todo esse tempo, a discografia do IRT permaneceu escondida em nossa casa, e era quase um tabu falar sobre ela, porque obviamente se referia a um período muito sombrio da história. Aos poucos, comecei a me interessar por esses discos, tanto pela música quanto pela arte da capa. Sempre me senti atraído pela arte gráfica da gravadora IRT, que usava cores do Chile, mas elas eram sempre ligeiramente vermelhas e azuis, uma espécie de rosa com um azul claro. Fiquei muito impressionado com o fato do Chile ter uma indústria fonográfica e publicar esses discos, que eu supunha virem dos Estados Unidos ou da Europa.

Fim das dez para o meio-dia, 11 de setembro

NA

Muitas das cópias originais da IRT não foram apreendidas e destruídas durante os primeiros dias da ditadura de Pinochet?

PCZ

Essa parte da história requer mais pesquisa, porque, sim, presume-se que as obras-primas foram destruídas. No entanto, há histórias contadas, por exemplo, por Eduardo Gatti, da banda de folk-rock Los Blops, em que muitas das gravações foram supostamente retiradas de uma lata de lixo. Pelo que sei, as gravações dos discursos de Salvador Allende e Fidel Castro foram destruídas, juntamente com as do grupo guerrilheiro uruguaio Los Tupamaros.

NA

E por que vocês decidiram que o site tinha de ser desligado no dia 11 de setembro? 

PCZ

Para mim, é uma forma de encerramento conceitual. A rádio online é um projeto artístico, não é uma rádio de fato destinada a durar no tempo. Mas o fato de ser uma rádio sendo desligada é conceitualmente importante. No dia 11 de setembro, as antenas de foram bombardeados em Santiago para cortar a comunicação sobre o que estava acontecendo. Também é muito significativo para mim o fato do sinal de rádio ter sido cortado dez minutos antes do meio-dia.

NA

Há algum disco em especial que represente a história da IRT?

PCZ

Há uma história muito particular que tem a ver com o primeiro disco publicado pela IRT, marcando o primeiro ano do governo de Salvador Allende. Eles contrataram meu pai para fazer a arte da capa e pediram que ele criasse algo que representasse o primeiro ano de governo.

O primeiro registro produzido pela TRI, com uma foto do autor com um ano de idade. (Pablo Castro Zamorano)

Meu pai vasculhou os arquivos da imprensa e combinou fotografias que representavam a revolução social no Chile: uma foto do setor de mineração para representar a nacionalização do cobre; uma foto do campo chileno para representar a reforma agrária; uma foto do banco público chileno; e uma foto de alguns trabalhadores têxteis mostrando o apoio do governo à indústria nacional. No meio, havia uma foto de um menino de um ano de idade com uma mamadeira de leite, representando uma política implementada pelo governo da Unidade Popular para garantir a nutrição adequada das crianças. Meu pai não conseguiu encontrar um recorte de imprensa para essa foto, então ele tirou uma foto minha com um ano de idade.

Sobre os autores

é editor contribuinte da Jacobin e editor-chefe da Jacobin América Latina.

Pablo Castro Zamorano

é um designer e artista baseado em Santiago do Chile.

Cierre

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Published in América do Sul, Arte, DESTAQUE, Entrevista, História and Música

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