Eu estava preocupado em assistir à segunda temporada de “The Bear” — intitulada “Parte II” no episódio de abertura — porque não conseguia ver como poderia sustentar o mesmo nível de intensidade fascinante alcançado na primeira temporada. Mas não precisava ter me preocupado.
Embora esta série da Hulu — no Brasil, transmitida pelo Star+ —, com dez episódios rápidos, inclua mudanças drásticas na narrativa da situação básica que a definiu, “The Bear” ainda é sensacional.
Provavelmente é o melhor programa sobre ambição em meio a dificuldades já feito, porque dramatiza em detalhes tão angustiantes como as chances estão contra qualquer pessoa que tente alcançar a grandeza sem ter muito dinheiro. Considerando que é quase impossível alcançar a grandeza mesmo se você tiver muito dinheiro.
Se você se lembra, a primeira temporada de “The Bear” girava em torno de Carmen “Carmy” Berzatto (Jeremy Allen White), um jovem chef de cozinha de talento extraordinário que abandona sua crescente carreira em Nova York para voltar para casa e tentar salvar a decadente lanchonete italiana de sua família, o “Original Beef of Chicago”.
“The Beef” havia sido administrado pelo irmão de Carmy, Mikey (Jon Bernthal), até que sua crescente dependência de drogas, enormes dívidas não pagas com o tio Cicero (Oliver Platt) e todas as outras pressões avassaladoras de manter um pequeno negócio familiar em declínio o levaram ao suicídio.
As tentativas de Carmy de transformar a lanchonete em um verdadeiro restaurante, de acordo com seus padrões rigorosos, impulsionaram a narrativa da primeira temporada. Ele precisou conquistar os cozinheiros resistentes, especialmente a feroz Tina (Liza Colón-Zayas), que era dedicada ao antigo modo de fazer as coisas. E o inseguro e estridente gerente Richie Jerimovich (Ebon Moss-Bachrach), chamado de “Primo” porque cresceu com os filhos Berzatto, tornou-se impossível em todos os sentidos. Mais obcecado pela família do que qualquer um deles, ele expressava sua inveja furiosa de Carmy, opondo-se a cada mudança que ele fazia.
A nova chef de cozinha, a experiente Sidney Adamo (Ayo Edebiri), se tornou muito importante para Carmy. Marcus (Lionel Boyce) também se converteu e começou a gostar do título respeitoso de “Chef” enquanto se tornava um talentoso criador de sobremesas sofisticadas.
A primeira temporada terminou com a descoberta do esconderijo secreto de dinheiro de Mikey, centenas de milhares de dólares em empréstimos não pagos devidos ao tio Cicero. A segunda temporada começa com a tentativa ainda mais arriscada de Carmy de reformar “The Beef” e transformá-lo em “The Bear”, um restaurante de alta gastronomia, em questão de alguns meses.
Ironicamente, ele e Sidney — uma parceira nesse novo empreendimento — precisam recorrer ao tio Cicero em busca de mais dinheiro quando fazem o orçamento e percebem o quanto essa tentativa quase impossível vai custar. O tio Cicero só é persuadido depois que Carmy promete que ele será dono de toda a propriedade se não conseguirem pagar em dezoito meses. Com esse prazo apertado, o lançamento parece mais uma viagem a Júpiter do que à Lua.
Enquanto Sidney estuda as perspectivas do novo restaurante em Chicago, só encontra más notícias — restaurantes fechando por toda parte, longos prazos para obter lucros em novos restaurantes e parceiros corruptos que fogem com os lucros. Aqueles do setor de restaurantes que ela aborda em busca de conselhos só conseguem fazer caretas quando ouvem sobre “The Bear”.
Isso dá início ao período de nervos à flor da pele, acompanhado por lembretes obsessivos do relógio (“onze semanas para o lançamento”), enquanto a equipe enfrenta todos os obstáculos imagináveis para o sucesso.
Mofo e cupins no prédio, tetos desabando, banheiros com problemas que desafiam toda a capacidade de encanamento, permissões burocráticas difíceis de obter, taxas municipais vinculadas a cada passo que dão, problemas na cozinha, já que as habilidades culinárias de Sidney desandam, e crises pessoais, enquanto a mãe de Marcus está morrendo e sua irmã Natalie “Sugar” Berzatto (Abby Elliott), que atua como gerente do projeto, revela que sua aparência pálida e náuseas são consequência de uma gravidez infelizmente mal programada.a.
Se Sidney pode se tornar tão determinada quanto Carmy — se alguém pode se tornar tão determinado propositalmente, sem já ter um motor de ambição embutido impulsionando-o implacavelmente – é uma questão.
Certamente é contagiante, esse desejo por grandeza (ou, pelo menos, tentar alcançá-la). Não é divertido. Na maioria das vezes, é extenuante e geralmente resulta em fracasso. Mas também é fascinante.
Isso é poignantly ilustrado pela maneira como os cozinheiros Marcus, Tina e Ebraheim (Edwin Lee Gibson) se envolvem cada vez mais. Ebraheim é colocado na escola de culinária quando o restaurante está sendo reformado, e ele e Tina se queixam: “Por que eu tenho que ir, eu já sei de tudo”.
Mas logo ele está na escola, usando o avental e o chapéu brancos imaculados que tornam sua formação oficial. Lá, ele descobre que não consegue cortar vegetais com a mesma velocidade e precisão que os outros. É doloroso ver o rosto desse homem mais velho, com cabelos grisalhos, aprendendo a cortar vegetais em um nível de habilidade mais alto após uma vida inteira de cozinha. Vemos ele depois do expediente, quando todos se foram, cortando silenciosamente sozinho.
Marcus tem um interlúdio idílico em Copenhague, aprendendo a fazer sobremesas que são verdadeiras obras de arte. Ele está sendo treinado por um londrino chamado Luca (Will Poulter), que começou a cozinhar tão cedo que já tem quatorze anos de experiência. “Errado. Isso é pior. Faça de novo”, ele diz incansavelmente, mas não cruelmente, enquanto Marcus tenta adquirir habilidades culinárias requintadas, como colocar corretamente um pequeno enfeite em uma sobremesa esquisitamente feita.
Esse treinamento é suportável graças à própria estabilidade de caráter de Marcus, à expansividade de toda a experiência de viagem e à disposição de Luca de compartilhar sua própria história de competir com um chef muito melhor, após anos de arrogância. Ele superou sua inveja avassaladora ao se unir ao chef superior para aprender tudo o que podia.
“Como Scotty Pippin com Michael Jordan”, diz Marcus, em uma das inúmeras comparações da segunda temporada com o esporte, com suas teorias de formação de equipe, seu reconhecimento dos mistérios do talento e dos milagres das realizações excepcionais, e o esforço constante e incansável para alcançar níveis de habilidade quase impossíveis.
É a angustiante encruzilhada onde aspirações elevadas se encontram com a injustiça terrível e arraigada, arrastando a vida das classes trabalhadoras e de classe média baixa que a série tão bem dramatiza. Sem dúvida, as pessoas mais brilhantes que já viveram no mundo eram – e são – pessoas trabalhadoras que nunca tiveram a chance de perseguir suas ambições ou realizar seus talentos. Ou mesmo descobrir quais eram suas ambições e talentos, porque estavam ocupadas demais, cansadas e desencorajadas demais apenas tentando sobreviver.
O momento mais comovente da segunda temporada, até a metade do quinto episódio, é quando Sidney, sabendo que será sobrecarregada por suas diversas responsabilidades como parceira de Carmy na administração do restaurante, pede a Tina para ser sua sous-chef. Aos vinte e poucos anos, Sidney gagueja e se atrapalha ao pedir à formidável Tina que aceite essa posição sob sua liderança, repetidamente hesitando: “Você provavelmente não vai querer fazer isso”. Mas quando ela finalmente consegue expressar seu pedido, Tina a abraça tão forte que a levanta do chão.
Há uma linda tomada de Tina depois que Sidney se afasta, enquanto Tina permanece com um sorriso exaltado no rosto, olhando para a realidade transformada por seu próprio senso de si mesma elevado. Apenas ser convidada a se destacar, a se juntar a um grupo de pessoas brilhantemente talentosas em uma emocionante empreitada — parecendo tão impossível para tantas pessoas que nem sequer ocorre a elas que isso possa acontecer — está entre as coisas mais emocionantes da vida.
Esses momentos são apresentados de forma parcimoniosa — são geralmente monopolizados pelos ricos, que já têm todas as oportunidades e não conseguem apreciá-las, e enfrentam quase nenhuma consequência em caso de fracasso. Isso é um verdadeiro tributo a “The Bear”, capturando a sensação de admiração e êxtase à medida que o mundo das possibilidades se abre.
Sobre os autores
é crítica de cinema na Jacobin e autora de Filmsuck, EUA. Ela também hospeda um podcast chamado Filmsuck.