Press "Enter" to skip to content

Precisamos de vocês!

[molongui_author_box]

Publicar uma revista socialista no Brasil é um enorme desafio. Mas com o poder da luta coletiva podemos sobreviver e construir uma alternativa radical à mídia capitalista.

Em 1927, em Belém, o diretor da revista Belém Nova, Paulo Oliveira, foi preso e brutalmente torturado pela ditadura paraense. A partir daí, a revista ganhou contornos cada vez mais políticos e revolucionários – o tiro saiu pela culatra do ditador Dionísio Bentes – e Belém Nova seguiu ativa por mais alguns anos. Essas e outras lições, tantas histórias de jornalistas, redatores e militantes que fizeram nossa imprensa independente, nos reforça sempre que publicar revistas é (quase sempre) um jogo muito perigoso.

O verdadeiro perigo que sempre ronda qualquer publicação socialista, principalmente em períodos de relativa estabilidade, é o de não sobreviver à brutal competição comercial imposta pelo capitalismo.

Não são muitas as publicações que sobrevivem às enormes pressões impostas a todas e todos que levantam sua voz contra a barbárie e aos poderosos que nos submetem a ela. Os desafios são enormes. O momento político é de ataques à esquerda, às nossas fileiras e a legitimidade de nossa existência.

A extrema direita que nos governa (e a centro direita de “oposição”), com orçamentos estratosféricos para propaganda, tem a sua disposição ferramentas de comunicação online em larga escala e a fidelidade espiritual das maiores redações do país, os leais gerentes do capitalismo.

Em poucas palavras, para cada assinante da Jacobin Brasil, o canal Brasil Paralelo tem milhões de seguidores espalhados em todas as plataformas promovendo a desinformação e um revisionismo histórico acachapante.

Frente a isso, fizemos esta edição imbuídos do mesmo espírito de ação e esperança no futuro que tinha Chico Mendes e todos os povos que resistem na Amazônia, reforçando um pedido recorrente, mas que agora ganha um sinal de alerta. Precisamos cada vez mais de vocês na divulgação massiva e no financiamento de nosso trabalho. Somos uma equipe pequena de lutadores e sem isso não seremos capazes de avançar. Essa é uma luta coletiva.

Não acreditamos que a luta da classe trabalhadora fracassaria caso Jacobin Brasil deixasse de circular, ela só ficaria um pouco mais silenciosa. Queremos ser a caixa de som que amplifica as vozes da nossa classe, dos nossos intelectuais e das nossas lutas. Somos uma revista à serviço da emancipação humana.

Agradecemos profundamente às leitoras e aos leitores que compraram esta edição ou assinaram um de nossos planos anuais. Não esqueçam de prestigiar o trabalho dedicado da nossa equipe de editores e tradutores jacobinos no site, nas redes sociais e nos livros da coleção Jacobin.

Hasta la victoria!

Sobre os autores

é poeta, jornalista, diretor de criação da Jacobin Brasil e autor de Consultas autônomas (2019).

Cierre

Arquivado como

Published in América do Sul, Imprensa, O fim do começo, REVISTA and Revista 4

DIGITE SEU E-MAIL PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

2019 © - JacobinBrasil. Desenvolvido por Estudio Dos Ríos & Dobke | Mantido por PopSolutions.Co
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux