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St. Pauli adotou uma postura antifascista e anti-homofóbica muito antes de se tornar modinha; a atmosfera é amigável, inclusiva e decididamente não machista, resultando no fato de cerca de 30% dos torcedores nos jogos em casa serem mulheres.

Os românticos de Hamburgo

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Tradução
Cauê Seignemartin Ameni

Novo livro explora o desenvolvimento do St. Pauli, um clube de futebol alemão cujos torcedores responderam à decadência da década de 1980 e à ascensão da extrema direita nas arquibancadas adotando políticas radicais.

Resenha do livro St. Pauli: Another Football Is Possible, de Carles Viñas e Natxo Parra (Pluto Books, 2020).


Os torcedores do FC St. Pauli’s Millerntor-Stadion gritam: “Fascismo nunca mais! Guerra nunca mais! Terceira Divisão nunca mais!” Com sua mistura de seriedade e autodepreciação brincalhona, o canto encapsula o ethos que deu ao clube alemão um status de cult no futebol mundial.

Com sede perto do distrito da luz vermelha de Reeperbahn, na Hafenstrasse de Hamburgo, o St. Pauli não se distingue em termos de futebol, tendo passado a maior parte de sua história na segunda e terceira divisões na liga alemã; nas diversas passagens na primeira divisão, eles invariavelmente terminaram na metade inferior da tabela, muitas vezes nas posições de rebaixamento. Fora de campo, no entanto, a história deles é diferente e notável.

St. Pauli adotou uma postura explicitamente antifascista e anti-homofóbica muito antes de se tornar modinha; a atmosfera no Millerntor é amigável, inclusiva e decididamente não machista, resultando no fato de cerca de 30% dos torcedores nos jogos em casa serem mulheres. Como explicam Carles Viñas e Natxo Parra em seu novo livro St. Pauli: Another Football is Possible: “A nossa cultura é baseada em valores como solidariedade e respeito… Simbiose, comunhão, união de ação em todas as esferas e em todas as frentes – relacionados ao esporte e à sociedade”.

O St. Pauli nem sempre foi um clube de futebol abertamente político. Sua radicalização é um fenômeno historicamente recente, produto das convulsões sociais da década de 1980 – quando a automação da indústria naval de Hamburgo provocou o encolhimento da força de trabalho industrial, mergulhando muitos trabalhadores em dificuldades. Um aumento no crime organizado, juntamente com o estigma da AIDS em uma área que era rechaçada por conta do trabalho sexual, fez com que o distrito de St. Pauli caísse em descrédito.

Consagrada pelo tempo particular da moda, seu declínio econômico tornou o local um centro para estudantes e artistas. Foi nessa época que a base de fãs do St. Pauli absorveu um grande contingente de punks de jaqueta de couro e militantes boêmios ligados ao movimento autonomista, um grupo de ação direta de esquerda. Esta associação levou os torcedores de outros clubes a rotular os torcedores do St Pauli de zecken (parasitas) – um rótulo orgulhosamente apropriado pelos fiéis do Millerntor.

Enquanto a esquerda se engajava no ativismo anti-gentrificação e antinuclear, a extrema direita levantou a cabeça: suásticas e saudações nazistas tornaram-se cada vez mais visíveis em muitos estádios de futebol alemães durante a década de 1980, incluindo o dos rivais mais ilustres da cidade. Em 1991, o St. Pauli se tornou o primeiro clube alemão a proibir oficialmente cânticos racistas e neonazistas em seu estádio.

O compromisso radical do St. Pauli com o antirracismo persistiu no século XXI. Quando 35.000 refugiados fugindo da guerra civil síria chegaram a Hamburgo no inverno de 2015, o clube lançou uma faixa em um dia de jogo declarando “Refugiados bem-vindos” e abriu instalações desportivas para crianças desfavorecidas. Também embarcou em iniciativas ecológicas: duas grandes colmeias foram instaladas em Millerntor, em abril de 2016, para ajudar a aumentar a população de abelhas na região.

Há muito o que admirar, mas alguns torcedores de longa data acham que o clube está se tornando muito comercializado. Quando, em 2010, o clube ergueu uma nova arquibancada com 4.800 assentos executivos e camarotes executivos – um dos quais continha um bar com um pole-dancing –, enfrentou uma forte reação de um grupo de fãs conhecido como Sozialromantiker (românticos sociais). Doc Mabuse, o punk veterano que introduziu pela primeira vez a bandeira Jolly Roger nos terraços do Millerntor na década de 1980 (que se tornou o emblema não oficial do clube), desertou para apoiar um clube menor de Hamburgo, o Altona 93, da quarta divisão, depois de ficar desiludido com St. Pauli.

Futebol moderno x raiz

O idealismo hardcore do St. Pauli ressoa entre os torcedores de todo o mundo que lamentam a excessiva comercialização do futebol no século XXI. A economia política do futebol voltou a estar sob os holofotes quando o Paris St. Germain jogou contra o RB Leipzig nas semifinais da Liga dos Campeões.

Para muitos puristas, o empate resumia tudo o que havia de errado com o futebol moderno, colocando um clube financiado pelo fundo soberano do Qatar contra outro, com apenas uma década, de propriedade da Red Bull. Na mesma época, um consórcio apoiado pelo governo saudita estava tentando adquirir o Newcastle United. Se tivesse sido bem-sucedida, a aquisição teria transformado um clube perene do meio da tabela em um clube da elite, como aconteceu quando o Abu Dhabi United Group comprou o Manchester City em 2008.

Isso foi apenas 18 meses após o assassinato de Jamal Khashoggi por agentes sauditas, e alguns comentaristas expressaram desconforto com a disposição do clube de andar de mãos dadas com um regime notório por seu terrível histórico contra os direitos humanos. Outros apontaram que uma boa parte do dinheiro que circula na Premier League inglesa é de origem eticamente duvidosa.

Como o escritor e torcedor do Newcastle, Alex Niven, twittou: “É justo se você acha que a Arábia Saudita é excepcionalmente ruim. Eu acho que você tem que pesar todos os tipos de argumentos complicados sobre equivalência moral para chegar lá, e ser bastante orientalista ao ignorar os abusos dos direitos humanos dos EUA, intervenções geopolíticas desestabilizadoras e etc. cuja bússola moral está em frangalhos há algum tempo.”

Embora muitos torcedores de futebol concordem com a afirmação dos autores de que “há uma necessidade urgente de descomercializar o futebol e de humanizá-lo”, os grupos de torcedores têm muito pouco poder para fazer isso acontecer. Mobilizações e boicotes pontuais podem ter um impacto, mas tirar o controle do dia-a-dia dos donos dos clubes é quase impossível.

A experiencia de clubes administrados por torcedores – como aconteceu com o AFC Wimbledon em 2002 e o FC United de Manchester em 2005 – oferece um plano para uma mudança radical, mas esses clubes surgiram em resposta a crises muito específicas, assim como a identidade esquerdista de St. Pauli foi formada por um conjunto altamente incomum de circunstâncias. Suas histórias merecem ser celebradas, mas não podem ser facilmente imitadas.

Viñas e Parra – historiador e advogado trabalhista – produziram um relato cronológico da história de St. Pauli desde sua fundação em 1910 até os dias atuais. O que está visivelmente faltando é qualquer reflexão crítica séria. O status de culto vem com sua própria bagagem, especialmente se parecer que estão sendo explorados cinicamente para fins de branding.

Muitos torcedores espanhóis, por exemplo, zombam do famoso slogan do FC Barcelona, “mes que un club” (mais que um clube), apontando que o clube catalão é um gigante comercial, apesar de sua estrutura de torcedores e seu papel como um farol de anti-resistência fascista durante a era Franco. Viñas e Parra citam um executivo de St. Pauli que se gaba: “Somos um clube legal e sexy…. Não somos normais.” Não é imediatamente óbvio por que uma instituição esportiva de esquerda deve aspirar à frieza ou à sensualidade; não há nada intrinsecamente comunitário nesses traços – pelo contrário, eles são a moeda do showbiz.

Em um capítulo intitulada “Contra o futebol moderno”, os autores apresentam um tratado sobre o pão e o circo e como o esporte pode ser “o ópio do povo”. “O futebol moderno”, escrevem eles, “é apenas a transposição para o campo de futebol das mudanças gerais trazidas pela globalização capitalista. Implica uma ruptura com as tradições, a experiência e o passado de clubes e equipes”.

Há uma qualidade fetichista em tais pronunciamentos, remetendo a uma época tranquila em que o futebol realmente pertencia aos torcedores. Mas o fato é que a reinvenção do St. Pauli como clube de esquerda e contracultural na década de 1980 foi uma ruptura com o passado, não uma continuidade. A autenticidade serve para os dois sentidos; a mudança pode ser boa ou ruim. Os “românticos sociais” do futebol estão do lado certo da história, mas fariam bem em deixar de lado a nostalgia e pegar leve com as devoções.

Sobre os autores

é crítico literário e coeditor de The Digital Critic: Literary Culture Online.

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Published in Cultura, Esportes, Europa and Resenha

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