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O diretor de cinema e um dos "dez de Hollywood" Edward Dmytryk com a atriz e esposa Jean Porter em 17 de maio de 1948 em Nova York, Nova York. (Irving Haberman / IH Images / Getty Images)

A perseguição em Hollywood nos anos 1950 foi um ataque à liberdade de expressão

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Tradução
Sofia Schurig

Enquanto a greve dos roteiristas continua, devemos examinar a lista persecutória de Hollywood. Essa lista não apenas arruinou a carreira de muitos profissionais, mas também limitou a variedade de filmes aceitáveis e contribuiu para o conservadorismo dos anos 1950.

s roteiristas sempre foram a pedra no sapato dos executivos do cinema, o sindicato dos trabalhadores do cinema com maior propensão à greve. A greve atual é a oitava, sem incluir uma ameaça de greve em 1941 que garantiu seu primeiro acordo coletivo de trabalho com os estúdios.

O Screen Writers Guild (SWG), fundado no início dos anos 1930, era de longe o sindicato trabalhista mais ativista de Hollywood; constituía a maior parte dos membros do Partido Comunista de Hollywood; ficou na vanguarda do que foi chamado de política progressista nos anos 30 e 40; e representou a maioria das pessoas na lista negra durante os anos 40 e 50.

A atual guilda dos escritores, Writers Guild of America, embora não seja politicamente radical, é feroz na defesa de seus direitos financeiros. E sua greve contínua oferece uma ocasião perfeita para relembrar a era da lista negra, que torpedeou as carreiras de inúmeros trabalhadores em Hollywood e moldou indelevelmente a produção dos estúdios de cinema.

O básico da lista negra

Alista negra é uma arma venerável em Hollywood. Na década de 1930, os executivos o usaram para enfraquecer o SWG. Nas décadas de 1920 e 1930, a Aliança Internacional de Empregados de Palco Teatral (IATSE) o usou para punir sindicatos concorrentes durante disputas jurisdicionais brutais.

Mas a mais famosa lista negra do cinema começou em novembro de 1947, quando os executivos do cinema demitiram cinco das testemunhas “hostis” sob contrato e prometeram não recontratá-las ou as outras cinco até que se livrassem de sua mancha comunista. Essa lista negra cresceu do famoso “ Hollywood Ten ” para quase trezentos após as audiências do início dos anos 1950.Essa lista negra cresceu dos famosos Dez para quase trezentos após as audiências do início dos anos 1950.

Não havia uma “lista” propriamente dita. Os chefes do estúdio obtiveram suas informações sobre quem excluir de três fontes: os índices das transcrições das audiências do Comitê de Atividades Antiamericanas da Câmara (HUAC); uma lista de mais de trezentos nomes coletados pela Legião Americana e distribuídos aos grandes estúdios; e Red Channels, uma compilação de 151 nomes coletados por consultores de negócios americanos, ideia de três ex-agentes do Federal Bureau of Investigation (FBI) e uma das principais organizações de difamação e limpeza que cresceram rapidamente no final dos anos 1940. 

A única maneira de sair da lista negra era comparecer perante o HUAC, pedir desculpas por ingressar no Partido Comunista, elogiar o comitê e citar nomes.

Durante a década de 1950, alguém se encontrava na lista negra se fosse apontado por um informante (que foi treinado para citar tantos nomes quanto possível). Se a pessoa nomeada não comparecesse perante o comitê, ou comparecesse, mas invocasse a Quinta Emenda, seria demitida ou colocada na lista negra no futuro. Ou seja, era preciso ser publicamente acusado de membro do Partido Comunista.

No entanto, a rede de arrasto afetou não apenas comunistas ou mesmo radicais, mas figuras de esquerda de todos os matizes. Os liberais temiam represálias caso seus roteiros fossem lidos como progressistas demais. Um disse que estava sempre olhando por cima do ombro enquanto se sentava à máquina de escrever. Os liberais que haviam sido politicamente ativos, como Edward G. Robinson, tiveram que dar cambalhotas para se absolver de seus atos passados.

Membros do Hollywood Ten e suas famílias em 1950, protestando contra o encarceramento iminente do Ten. (Wikimedia Commons)

A lista negra foi criada e policiada por executivos. Instituições governamentais de caça vermelha – FBI, HUAC, Subcomitê Permanente de Investigações do Senado (subcomitê de Joseph McCarthy) e Subcomitê de Segurança Interna do Senado – só poderiam expor e intimidar. (A lista negra não deve ser confundida com o macartismo. Ela precedeu e sobreviveu a McCarthy, e ele não se preocupava com a mídia.)

Os executivos não eram ideologicamente anticomunistas; eles procuraram evitar a censura do governo e os boicotes de organizações como a Legião Americana e a Igreja Católica. Mas a lista negra só acabou quando os produtores se convenceram de que a contratação aberta de pessoas na lista negra não impactava negativamente as receitas de bilheteria.

As primeiras audiências

Abase para a lista negra de Hollywood foi lançada em 9 de maio de 1947, dia em que dois membros do HUAC abriram sessões executivas no hotel Biltmore em Los Angeles. O comitê havia participado ativamente da caça ao vermelho de Hollywood desde o final da década de 1930, com pouco para mostrar. A Guerra Fria, no entanto, revigorou o susto vermelho doméstico (houve dois anteriormente, 1917–21 e 1939–41).

O comitê entrevistou quatorze testemunhas amigáveis ​​e o chefe do estúdio, Jack Warner, que forneceu aos congressistas uma lista de supostos comunistas empregados por seu estúdio, muitos dos quais eram liberais. Embora Eric Johnston, o presidente das associações de produtores, tenha prometido a total cooperação da indústria, o presidente do comitê J. Parnell Thomas (R-NJ) expressou publicamente sua insatisfação com os executivos do cinema. 

Em julho, Thomas enviou dois de seus investigadores a Hollywood para intimidar os produtores a obedecer. Quando isso não funcionou, Thomas autorizou a entrega de intimações.

Jack Warner, 1955. (Wikimedia Commons)

Em 22 de setembro de 1947, o Hollywood Reporter divulgou os nomes de quarenta e dois funcionários do cinema que receberam intimações do HUAC. Dezenove foram rotulados como “hostis” (improváveis ​​de cooperar) por algumas publicações. 

Esses dezenove e seus advogados se reuniram regularmente no mês seguinte para planejar uma estratégia. Eles decidiram contestar o direito do comitê de intimá-los ou fazer perguntas sobre suas afiliações sindicais e políticas. Eles também decidiram que cada um escreveria uma declaração para ser lida quando fossem chamados a depor.

Por fim, tomaram uma decisão que se revelou desastrosa: não se negariam a responder a nenhuma pergunta, mas aproveitariam a ocasião para atacar a comissão — ou seja, responderiam a essas perguntas “à sua maneira”. Essa tática ofuscou sua posição central – o comitê estava violando seus direitos da Primeira Emenda – e provocou o tipo de comportamento de algumas testemunhas que deu munição a executivos de cinema que queriam fazer uma demonstração de colaboração.

O sólido muro de oposição que as testemunhas hostis esperavam dos líderes da indústria desmoronou imediatamente quando a primeira testemunha, Warner, o presidente da Warner Brothers, testemunhou em 24 de outubro, o primeiro dia das audiências. Ele se arrastou diante de seus questionadores, dizendo-lhes: “É um privilégio comparecer novamente perante a comissão para ajudar tanto quanto posso em facilitar seu trabalho.”

Ele alegou que sabia há mais de uma década que comunistas trabalhavam na indústria e que havia demitido muitos deles. Warner então desfiou uma lista daqueles que ele ouviu ou leu serem comunistas. (Dos quatorze que ele citou, três não eram membros do partido.) Louis B. Mayer, que testemunhou alguns dias depois, insistiu que os produtores poderiam lidar com o problema comunista. O último chefe de estúdio a testemunhar, Walt Disney, reclamou dos esforços comunistas para organizar seus cartunistas e concordou que havia uma ameaça comunista em Hollywood.Eles tomaram uma decisão desastrosa: não se recusaram a responder a nenhuma pergunta.

O comportamento de algumas das testemunhas hostis, que daria aos produtores motivos para instituir uma lista negra, foi demonstrado em 29 de outubro de 1947, por John Howard Lawson, o primeiro chamado a depor. Impressionado com as interjeições de Thomas e a recusa em permitir que ele lesse sua declaração preparada, Lawson ficou furioso e argumentativo. Thomas ordenou ao sargento de armas que removesse Lawson da cadeira de testemunhas.

Embora apenas duas das outras dez testemunhas hostis – os roteiristas Dalton Trumbo e Lester Cole – tenham expressado raiva, e apenas Trumbo recebeu ordens de deixar o depoimento, a sorte foi lançada. Johnston seguiu Lawson ao depoimento, afirmando que saudava a investigação e esperava que ela expusesse os comunistas na indústria.

“Suas ações foram um desserviço para seus empregadores”

Aprincípio, os líderes da indústria mascararam sua preocupação quando os Dez de Hollywood foram citados por desacato ao Congresso. O produtor Samuel Goldwyn anunciou: “Acredito que toda a audiência é um fracasso; Eu acho que a coisa toda é uma performance vergonhosa.” Paul V. McNutt, um advogado da indústria, disse: “A verdade é não haver fotos nossas que carreguem propaganda comunista e não nos importamos quantos supostos especialistas o Comitê emprega para tentar descobrir. A busca será infrutífera.”

Eric Johnston, chefe da Motion Picture Association of America, disse ao Ten, “enquanto eu viver, nunca farei parte de nada tão antiamericano quanto uma lista negra”. Mas alguns produtores, como Eddie Mannix, da MGM, decidiram que os Dez deveriam sair – não porque fossem comunistas, mas porque “tornaram-se um grande desserviço para a indústria”.

Um mês após o término das audiências, enquanto os membros da Câmara votavam para manter os Dez em desacato ao Congresso, executivos de empresas cinematográficas e chefes de estúdios se reuniram no Waldorf Astoria Hotel para decidir como lidar com eles. Dois dos principais estúdios, RKO e Fox, já haviam optado por demitir as três testemunhas contratadas: Edward Dmytryk, Adrian Scott e Ring Lardner Jr.

A MGM estava perto de fazer o mesmo com Trumbo e Cole. Apesar do fato de que sete dos Dez eram roteiristas, o Screen Writers Guild juntou-se às outras guildas de talentos na cooperação com os executivos.

Para os executivos, a grande questão era como lidar com a questão geral do comunismo no setor. Nenhuma transcrição da reunião veio à tona, mas evidências anedóticas indicam que a maioria dos presentes não queria inaugurar uma lista negra. No entanto, Johnston e os dois conselheiros especiais, McNutt e James Byrnes, insistiram que o único curso de ação realista era anunciar publicamente a demissão dos cinco sob contrato e declarar que nenhum dos dez seria empregado até que se livrassem de sua mancha comunista. Apenas Goldwyn, Dore Schary e Walter Wanger se opuseram a rescindir os contratos. Os a favor concordaram que traçariam a linha nos Dez e instituiriam uma política de autorregulação.

A chamada Declaração Waldorf anunciou que os Dez, por “suas ações foram um desserviço para seus empregadores e prejudicaram sua utilidade para a indústria”. Portanto, “imediatamente demitiremos ou suspenderemos sem remuneração aqueles em nosso emprego e não recontrataremos nenhum dos dez até que ele seja absolvido [de desacato] ou tenha se expurgado de desacato e declare sob juramento que é não comunista”. 

Além disso, “não empregaremos conscientemente um comunista ou membro de qualquer partido ou grupo que defenda a derrubada do governo dos Estados Unidos pela força ou por métodos ilegais ou inconstitucionais”. Por fim, os executivos prometeram “convidar as guildas de talentos de Hollywood a trabalhar conosco para eliminar quaisquer subversivos, proteger os inocentes,

Still do trailer de O Furacão (1937). (Wikimedia Commons)

Apesar do fato de que sete dos Dez eram roteiristas, o SWG juntou-se a outras guildas de talentos para cooperar com os executivos. Um Conselho da Indústria Cinematográfica (MPIC), formado por representantes dos produtores, guildas e sindicatos, foi criado para chamar a atenção de todos os estúdios para o “problema comunista”, divulgar os esforços da indústria para se livrar de subversivos, “limpar ” comunistas arrependidos por reemprego e criticam as testemunhas do HUAC que se recusaram a jogar bola com o Congresso.

A lista negra estava agora em pleno vigor.

Mais audiências

Lá as questões permaneceram por três anos. Dois dos dez, Lawson e Trumbo, foram julgados por desacato ao Congresso. Os outros oito, para economizar as despesas de vários julgamentos, concordaram em aceitar qualquer veredicto que fosse proferido. Quando Lawson e Trumbo foram condenados, apelaram e lançaram uma campanha nacional para angariar apoio à sua causa.

Em 10 de abril de 1950, a Suprema Corte se recusou a conceder certiorari, e os Dez começaram a se entregar às autoridades federais para começar a cumprir suas sentenças de um ano. (Herbert Biberman e Dmytryk receberam mandatos de seis meses.)

Quando o HUAC anunciou formalmente a reabertura das audiências em março de 1951, os produtores prometeram sua total cooperação e afirmaram que as testemunhas que não negassem sua filiação comunista teriam dificuldade em conseguir trabalho nos estúdios. Outra coisa mudou, em detrimento dos que se recusaram a cooperar: não tinham rede de apoio.

Não havia Comitê para a Primeira Emenda (e nenhum apoio dos liberais); o sindicato mais democrático de Hollywood, o Conference of Studio Unions (um sindicato industrial que representava vários ofícios da indústria), sofreu uma derrota massiva nas mãos da IATSE e dos executivos; O Congresso havia aprovado a virulenta Lei Taft-Hartley anti-sindical ; o Partido Comunista em Hollywood havia sido severamente reduzido em tamanho; e os líderes partidários nacionais estavam na prisão, em julgamento ou na clandestinidade.

Foto de Dalton Trumbo, 1950. (Wikimedia Commons)

Desta vez, o comitê modificou sua abordagem, concentrando-se nos comunistas em vez do comunismo na indústria. E as testemunhas intimadas, tendo aprendido a lição com as audiências de outubro de 1947, reconheceram que só tinham duas opções se quisessem evitar uma sentença de prisão: invocar a Quinta Emenda e serem demitidas; ou cooperar plenamente com o comitê, admitindo a filiação ao Partido Comunista, desculpando-se por essa filiação, fornecendo os nomes de outros membros e elogiando o comitê.

Larry Parks, a testemunha inicial, que não havia sido adequadamente treinado, inicialmente recusou-se a fornecer nomes; quando o fez, ele havia efetivamente encerrado sua carreira. As testemunhas amigáveis ​​que se seguiram citaram centenas de nomes. Um roteirista, Martin Berkeley, forneceu mais de 150.

Quando Dmytryk decidiu seguir a fórmula da Declaração Waldorf e se retratar, ele se reuniu com membros do MPIC, que prescreveram o caminho para seu retorno ao trabalho: coautor de um longo pedido de desculpas no Saturday Evening Post , testemunhando novamente perante o comitê da Câmara, citando nomes.

A edição de 7 de maio de 1948 do boletim Counterattack. (Wikimedia Commons)

O MPIC também teve que lidar com um tipo diferente de lista – a lista cinza – tornada necessária pela publicação, em 1950, de Canais Vermelhos: O Relatório da Influência Comunista no Rádio e na Televisão. O livro, um compêndio de 151 nomes (principalmente atores e atrizes) e organizações “subversivas” às quais emprestaram seu prestígio, foi publicado por três ex-agentes do FBI que lançaram a Counterattack, uma revista que expunha a influência comunista no cinema .

Pouco depois de aparecer, Ronald Reagan, presidente do Screen Actors Guild, recebeu permissão do conselho de administração para recrutar o MPIC para proteger os atores e atrizes nomeados nos Canais Vermelhos. O plano do MPIC permitia que qualquer funcionário sob suspeita de atividades subversivas escrevesse uma declaração dos fatos para esclarecer sua posição contra o comunismo e explicar sua relação com qualquer organização supostamente ligada ao comunismo. 

O MPIC então encaminharia a carta ao produtor ou estúdio de escolha do escritor, mas não avaliaria sua qualidade ou credibilidade.Os chefes dos estúdios pararam de fazer filmes de ‘problemas sociais’ – em agosto de 1948, a Variety relatou que ‘os estúdios continuam a abandonar os planos de filmes de ‘mensagem’ como brasas”.

Além da lista negra, os executivos do cinema produziram quase cinquenta filmes anticomunistas como um incentivo aos membros do HUAC que lamentavam a escassez de tais filmes. E, finalmente, os chefes dos estúdios pararam de fazer filmes de “problemas sociais” — em agosto de 1948, a Variety relatou que “os estúdios continuam abandonando os planos de filmes de ‘mensagem’ como brasas”.

Os efeitos da lista negra

Os escritores da lista negra tiveram um pouco mais de facilidade do que os atores ou diretores: eles podiam escrever sob pseudônimos ou por trás das fachadas. Mas mesmo quando os roteiros dos roteiristas ganharam o Oscar — The Brave One (1956), Bridge on the River Kwai (1957) e The Defiant Ones (1958) — os produtores se recusaram a ceder. 

A lista negra continuou durante a década de 1950, sufocando a gama de tópicos aceitáveis ​​abordados nos filmes e contribuindo para a conformidade e o conservadorismo da década de 1950.

Pode-se contar nas mãos os filmes que desafiaram a sociedade estadunidense e o macarthismo durante a década de 1950 (Bad Day at Black Rock [1955], It’s Always Fair Weather [1955], High Noon [1952], Johnny Guitar [1954], Silver Lode [1954], Storm Center [1956]). Épicos bíblicos, comédias de casamento, musicais otimistas e filmes alienígenas predominaram. A indústria da televisão foi ainda mais reprimida, apresentando seriados familiares e faroestes banais.

A maior quebra nas fileiras ocorreu em 1960, quando, primeiro, Otto Preminger e, posteriormente, a Universal Studios anunciaram que Trumbo receberia créditos de tela por Exodus (1960) e Spartacus (1960). Um a um, por mérito próprio, muitos dos integrantes da lista negra voltaram ao trabalho. Um número significativo, no entanto, achou difícil recuperar o equilíbrio na indústria. Pode-se contar nas mãos os filmes que desafiaram a sociedade estadunidense e o macarthismo durante a década de 1950.

As associações de produtores nunca declararam que a lista negra havia terminado, porque eles sempre afirmaram que nunca houve uma lista negra em primeiro lugar. A posição dos produtores foi expressa em uma entrevista de 1980 por Reagan, agora o candidato republicano à presidência. Ele disse ao jornalista Robert Scheer que a indústria respondeu ao domínio comunista de vários sindicatos e aos esforços comunistas para assumir o controle da indústria. 

Eles “chegaram a posições em que poderiam destruir carreiras, e as destruíram. Não havia lista negra em Hollywood. A lista negra de Hollywood, se é que havia uma, foi fornecida pelos comunistas.” (Esta alegação, de que os anticomunistas foram colocados na lista negra pelos comunistas durante as décadas de 1930 e 1940, é comprovadamente falsa.)

De certa forma, Hollywood nunca se recuperou da era da lista negra. A guilda dos escritores, por exemplo, tornou-se essencialmente uma organização de arrecadação de tributos e assistência social, em vez de um sindicato altamente politizado. A militante e democrática Conferência dos Sindicatos dos Estúdios não foi replicada.

Felizmente, as indústrias de mídia mudaram tanto que uma nova lista negra é improvável. Ainda assim, uma lição que todos deveriam ter aprendido é a precariedade da Primeira e da Quinta Emendas quando o governo anuncia uma crise de segurança nacional. Outra é a necessidade de defender aqueles que estão sob ataque.

Sobre os autores

Larry Ceplair

é o autor de The Hollywood Motion Picture Blacklist: Seventy-Five Years Later (University Press of Kentucky).

Cierre

Arquivado como

Published in América do Norte, Análise, Arte, Cinema, História and Política

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