Durante mais de um milênio, os muçulmanos têm feito jejum como um lembrete biológico da necessidade de solidariedade humana durante as festividades do Ramadã. Cerca de 1/4 da população mundial é muçulmana, e muitos muçulmanos, ano após ano, continuam adotando esta pauta para cada Ramadã.
Nos Estados Unidos, existem 3,5 milhões de muçulmanos, e apesar de décadas de marginalização, islamofobia e repressão estatal como o banimento dos muçulmanos por Trump e a vigilância invasiva, ainda assim, estamos praticando nossa religião.
O jejum durante o Ramadã é uma prática coletiva transformadora que consiste em encarnar a ideia de igualdade. O corpo material, individual e coletivo, sente fome e sede durante um mês; a ideia de que todo ser humano merece alimento e abrigo se torna fisicamente encarnada. As pessoas passam fome, sede, exaustão, privação do sono como uma comunidade e, esperançosamente, são transformadas por causa disso. É um requisito de conscientização para cada pessoa capaz fisicamente.
É errado separar essas práticas de uma política de igualdade. Este mês, a decisão de jejum vem da mesma decisão de evitar qualquer tipo de ganhos financeiros que rendem juros. O Islã considera que a usura é metaforicamente o mesmo que ir contra a essência da vida: não é halal se beneficiar da vulnerabilidade de outras pessoas.
No Alcorão, Alá e Seu Mensageiro declaram guerra aos usurários, afirmando que a luta contra sistemas econômicos injustos é um componente central do ser muçulmano. Outras regras econômicas para muçulmanos cumpridores da Sharia envolvem proibições contra a cobrança exagerada, extração de renda em terras cultivadas por outra pessoa e, para simplificar, viver sem pensar nos outros.
O jejum deve ser entendido como parte de um chamado mais amplo à ação para lutar pelos marginalizados e construir um mundo mais justo.
Este Ramadã e todo Ramadã, nós muçulmanos, devemos ajudar a aumentar a consciência para lutar contra as injustiças que têm assolado este país por centenas de anos. Não basta nos queixarmos sobre o mundo do iftar (a refeição pós-sol).
Em Surah Ra’d, Alá diz: “Verdadeiramente Alá não salvará uma nação até que eles se salvem”. O Islã nos capacita a agir para mudar nossas condições. Não seremos merecedores da intervenção divina para mudar nossa condição a menos que estejamos dispostos a lutar por ela.
Construindo solidariedade, construindo mudanças
É crucial que compreendamos as causas da opressão antimuçulmana e quem está do nosso lado. Tanto os Democratas quanto os Republicanos financiam o complexo industrial-militar, destruindo a vida de milhões de pessoas e desenraizando gerações de pessoas de suas pátrias. Ambas as partes continuam oferecendo ajuda financeira e militar ao Estado do apartheid de Israel, e à Arábia Saudita, que está fazendo a limpeza étnica no Iêmen.
Os muçulmanos negros nos Estados Unidos, que constituem 20% a 25% de todos os muçulmanos americanos, têm sido historicamente marginalizados. Eles enfrentam a brutalidade racista nas mãos da polícia, bem como décadas de marginalização econômica que resultaram no fato de os muçulmanos negros serem a população mais pobre dentro da comunidade muçulmana.
E os muçulmanos nos Estados Unidos em geral são o grupo religioso mais desfavorecido socioeconomicamente, com 1/3 de todos os muçulmanos vivendo na linha de pobreza ou abaixo dela, e os muçulmanos negros ganhando US$ 30.000 a menos do que essa linha de pobreza.
Mais de 2/3 dos muçulmanos nos Estados Unidos afirmam ter vivenciado a islamofobia, de acordo com uma pesquisa de 2019. Mas a maioria dessas formas de opressão não afeta somente os muçulmanos. Podemos e devemos procurar mobilizar nossas comunidades para a ação e construir solidariedade ao longo do caminho.
Malcolm X, um dos muçulmanos americanos mais famosos, procurou unir as pessoas em luta após sua peregrinação a Meca e seu afastamento de alguns elementos do nacionalismo negro. A peregrinação foi transformadora para ele, como ele descreveu em seu relato de comer do mesmo prato e beber do mesmo copo que os muçulmanos de todo o mundo.
Ao longo de sua evolução ideológica, Malcolm X percebeu que o capitalismo era um fator chave para a opressão racial; esta identificação do capitalismo como base da opressão imperialista e racista permitiu o surgimento de amplas e poderosas coalizões de resistência.
A vida de Malcolm X foi brutalmente interrompida, mas ele ajudou a inspirar grupos anticapitalistas radicais como o Partido Pantera Negra e os movimentos de libertação negra em todo o país. Seguir suas pegadas significa organizar amplas coalizões de trabalhadores para lutar contra o capitalismo e o racismo.
Muitos muçulmanos estão fazendo exatamente isso. Em Nova York, os muçulmanos constituem 40% dos taxistas, uma profissão que tem sido alvo de brutalização por parte da indústria do espetáculo. Os suicídios de motoristas aumentaram drasticamente como resultado das dívidas acumuladas pelos motoristas de táxi na cidade, com uma dívida média por motorista de 550.000 dólares.
Muitos desses motoristas fizeram empréstimos para financiar a compra de crachás de táxi, que Uber e Lyft haviam feito quase de graça.
Em resposta, os motoristas de táxi organizaram uma greve de fome massiva através da New York Taxi Workers Alliance para protestar contra esta injustiça e pedir à cidade de Nova York que anule suas dívidas. Juntaram-se a eles nesta greve de fome Zohran Mamdani, um Socialista Democrata da América e membro da Assembleia Estadual de Nova York, que usou sua posição para agitar as reivindicações do movimento.
Com a greve de fome durante 46 dias, os taxistas jejuaram por 15 dias para ganhar apoio para o acordo, que acabou proporcionando centenas de milhões de dólares em ajuda aos taxistas endividados, reduzindo a dívida média enfrentada pelos taxistas para US$ 170.000 de US$ 550.000 e aplicando uma garantia para pagar os empréstimos que os taxistas não cumpriram. Esta foi uma grande vitória da classe trabalhadora, usando seu poder para forçar concessões de instituições financeiras Haram.
As duas campanhas presidenciais de Bernie Sanders também desencadearam uma onda de organização massiva na comunidade muçulmana. Em Michigan, os muçulmanos votaram esmagadoramente a favor de Bernie nas primárias democráticas de 2016, desempenhando um papel crucial em sua vitória frustrada no estado.
Nas primárias de 2020, a campanha Sanders pressionou ativamente o Partido Democrata a incorporar as mesquitas como locais de reunião em Iowa, que viu vitórias esmagadoras para Sanders, incluindo um estouro de 115 – 3 na Organização da Comunidade Muçulmana em Des Moines.
No entanto, o establishment democrata enfrentou duramente Sanders, e é crucial para os muçulmanos reconhecer que o Partido Democrata não é nosso partido. Sanders captou tanta força porque ele estava disposto a ser antagônico com o establishment e oferecer algum nível de resistência aos interesses imperialistas.
Isto incluiu enfrentar o Comitê Americano de Assuntos Públicos de Israel, um poderoso lobby pró-Israel, atacando políticos republicanos e do Partido Democrata que receberam apoio do grupo, além de votar continuamente contra a Lei de Autorização de Defesa Nacional, um projeto de lei de dotações anuais que financia os gastos militares dos EUA que infligem sofrimento aos muçulmanos em todo o mundo.
Sanders está em clara minoria dentro do Partido Democrata, e continua difícil ver um futuro no qual a política da classe trabalhadora e antiimperialista ganhe muita força entre os democratas. Se queremos um futuro no qual os candidatos possam concorrer com plataformas ousadas anticapitalistas e antiimperialistas, temos que construir organizações políticas independentes.
Estamos começando a ver organizações como esta se enraizarem, como o Comitê Socialista em Exercício em Nova York e a Richmond Progressive Alliance em Richmond, Califórnia. Estas organizações têm tido algum sucesso, como a realocação de fundos da polícia para os serviços sociais em Richmond e a ajuda para passar o orçamento estadual mais progressista de Nova York em anos.
Mas as falhas de Sanders e outros políticos endossados pela DSA em assumir consistentemente posições com base em princípios sobre o financiamento para os militares israelenses mostram que é improvável que qualquer político seja capaz de confrontar consistentemente os interesses imperialistas por conta própria.
Precisamos construir movimentos de massas de pessoas que não só possam votar e angariar fundos para os políticos de esquerda, mas também levar a luta às ruas, aos locais de trabalho e às escolas para exercer o poder.
No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, surgiu nos Estados Unidos um movimento antiguerra popular que foi capaz de mobilizar coalizões massivas de trabalhadores, estudantes, radicais negros e até mesmo soldados rebeldes para protestar contra a Guerra do Vietnã. Para acabar com o apoio ao estado do apartheid israelense e aos regimes imperialistas em todo o mundo, não há substituto para a construção de um movimento de massas revolucionário.
Quem está do nosso lado?
Compreender quem está do nosso lado pode ser difícil quando forças organizadas semeiam divisões em nossas comunidades. Os muçulmanos estão sendo constantemente alimentados com material perigoso sobre a “agenda LGBTQ”, que supostamente está destruindo nossas famílias. Mas são as mesmas pessoas que pediram para invadir o Iraque, invadir o Afeganistão, financiar os militares israelenses e adotar um banimento muçulmano que estão atacando os direitos LGBTQ.
É crucial compreender por que a direita organizada se preocupa em atacar os direitos LGBTQ, e por que esses de direita nunca devem ser tratados como aliados por nossa comunidade. Ao voltar as comunidades umas contra as outras, a oposição política organizada ao establishment torna-se quase impossível.
Neste Ramadã, devemos receber membros de todas as comunidades em nossas mesquitas para construir laços de solidariedade. Se há trabalhadores que se preparam para entrar em greve, convide-os para uma iftar. Se houver pessoas ex-presidiárias na comunidade, convide-os para uma iftar. Se houver pessoas LGBTQ na comunidade marginalizadas de nossas comunidades no passado, convide-as para uma iftar.
A solidariedade não é construída muito rapidamente, mas tem que crescer com o tempo, com cuidado e planejamento intencionais.
O Profeta (que a paz esteja com ele) é relatado como tendo dito: “Buscai o vulnerável para mim, pois só vos é dada provisão e apoio divino devido ao vosso cuidado com o vulnerável”. Nossa luta na Terra é simples: este Ramadã, quando o estômago está vazio e a mente se torna consciente, podemos desenvolver uma nova consciência do corpo que é a humanidade.
Somente através da elevação dessa consciência podemos construir um movimento de massa que possa derrotar todas as formas de opressão.